Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Imasul promove palestra do Agosto Lilás para conscientização sobre a violência contra a mulher

Com o tema “Protagonismo e transformação”, evento será realizado no dia 5 de agosto e integra ações de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio em Mato Grosso do Sul

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realiza, no próximo dia 5 de agosto, às 9 horas, no Auditório Shirley Palmeira, uma palestra em alusão à campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher.

A palestrante será Edilaine Mansueto Alves, policial militar e especialista em ações educativas de prevenção, com o tema “Protagonismo e transformação: incutindo mudança de mentalidade para você não se tornar uma vítima.”

A iniciativa busca promover reflexão e mobilização entre servidores, colaboradoras e toda a comunidade sobre a importância de reconhecer, denunciar e combater as múltiplas formas de violência que atingem mulheres diariamente em todo o país.

Lei Maria da Penha e os tipos de violência

A campanha Agosto Lilás foi instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016, em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006. A legislação é um marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil, e classifica cinco principais tipos de violência contra a mulher.

A temática será abordada a partir dos cinco tipos de violência contra a mulher definidos pela Lei Maria da Penha. A violência física inclui agressões como tapas, socos, empurrões, queimaduras e cortes. A violência psicológica envolve ameaças, humilhações, chantagens, isolamento e controle excessivo sobre a vida da mulher.

A violência sexual refere-se à imposição de relações sexuais não consentidas ou à restrição de seus direitos reprodutivos. A violência patrimonial compreende a destruição ou retenção de bens, documentos ou recursos financeiros, comprometendo a autonomia da vítima.

Por fim, a violência moral diz respeito a calúnias, difamações e ofensas que atingem a honra e a reputação da mulher. Essas violências podem ocorrer isoladamente ou de forma combinada, afetando a saúde física, emocional, social e econômica das vítimas.

Informação e rede de apoio

Durante a palestra, será reforçada a importância de mudar mentalidades e fortalecer o protagonismo feminino, para prevenir que mulheres se tornem vítimas da violência. Além disso, serão divulgadas informações sobre os mecanismos legais de proteção e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.

Entre os serviços de apoio estão o Ligue 180, central nacional de atendimento à mulher, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com ligações gratuitas. Em casos de emergência, o número da Polícia Militar, 190, deve ser acionado imediatamente.

No Mato Grosso do Sul, a plataforma “Não se Cale” reúne informações, contatos úteis e encaminhamentos para serviços especializados, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAMCA).

Compromisso institucional

Com essa ação, o Imasul reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente institucional seguro, acolhedor e pautado no respeito à dignidade humana. A palestra integra um conjunto de ações educativas que visam não apenas informar, mas também estimular atitudes de prevenção e solidariedade frente à violência de gênero.

Serviço:
Data: 05 de agosto
Horário: 9h
Local: Auditório Shirley Palmeira – Imasul
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, s/nº, Quadra 3, Setor 3 – Jardim Veraneio 

Comunicação Imasul