Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Agência Minas Gerais | Estudantes de várias cidades de Minas recebem prêmio do Concurso de Redação Maio Amarelo

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Belo Horizonte recebeu, nos dias 29 e 30/7, os estudantes vencedores do 2º Concurso de Redação Maio Amarelo, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). A cerimônia de premiação reuniu alunos, professores e familiares de diversas cidades mineiras, além de uma programação especial.

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o concurso de redação é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) e da Seplag-MG, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). A proposta busca conscientizar os jovens sobre a importância da segurança no trânsito e estimular a reflexão por meio da escrita.

Durante dois dias, os premiados participaram de uma imersão cultural e institucional na capital mineira. No primeiro, os estudantes foram recepcionados com um roteiro de visitas a pontos simbólicos da cidade, como o Palácio da Liberdade e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH).

Após as visitas, os estudantes e convidados almoçaram em um restaurante com pratos típicos da culinária mineira. A programação também incluiu uma visita ao Mercado Central e, ao fim da tarde, todos acompanharam o pôr do sol no Mirante das Mangabeiras.

O ponto alto da programação foi a cerimônia oficial de entrega dos certificados, realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O evento contou com a presença do chefe de trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, que parabenizou os vencedores.

“Primeiramente, agradeço o empenho e a dedicação que vocês tiveram com uma pauta tão relevante quanto o trânsito, que impacta diretamente nossas vidas. Vejo um futuro brilhante em cada um dos premiados, sem deixar de reconhecer os professores, que são verdadeiros heróis”, afirmou Lucas Vilas Boas.

 


Seplag / Divulgação

O roteiro também incluiu uma visita à Coordenação de Infrações e Controle do Condutor (CICC) e à Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais, onde os jovens acompanharam demonstrações técnicas e participaram de atividades voltadas à segurança e ao salvamento.

Entre os vencedores, está o estudante Max Ribeiro da Silva, da Escola Estadual São Sebastião, de Cruzília. Ele escreveu sua redação em formato de poema e compartilhou a inspiração por trás do texto.

“Contei a história de um homem que saiu apressado para o trabalho e sofreu um acidente. Na última frase, escrevi que a vida passa muito rápido, como um carro em rodovia. Precisamos nos adaptar para não desperdiçar nossa vida por causa da correria”, relatou o estudante.

Estudantes premiados no concurso:

  • Bianca Resende Teixeira – Escola Estadual Desembargador Continentino (Oliveira – MG)
  • Kevillin Vitória Fernandes do Amaral – Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela (João Pinheiro – MG)
  • Mirela Aparecida Lino do Nascimento – Escola Estadual José Alves de Magalhães (Brás Pires – MG)
  • Kevellyn Gabrielly Gouveia Magalhães – Escola Estadual Coronel Américo Augusto de Oliveira (Passa Tempo – MG)
  • Wesley de Souza Botelho – Escola Estadual João Gonçalves Neto (Ribeirão das Neves – MG)
  • Cecília Cantuário Costa – Escola Estadual Aluísio Ferreira de Souza (Funilândia – MG)
  • Max Ribeiro da Silva – Escola Estadual São Sebastião (Cruzília – MG)
  • Guilherme Corrêa Pires – Escola Estadual Cândida Cortes Corrêa (Cruzeiro da Fortaleza – MG)
  • Luis Henrique Silva de Abreu – Escola Estadual Doutor José Teodoro de Souza (Capetinga – MG)

Sair da versão mobile