Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Prefeitura de João Pessoa garante acessibilidade na Festa das Neves 2025

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), tem garantido, em todos os seus grandes eventos, acessibilidade para o público, e na Festa das Neves, os cadeirantes, surdos-mudos, idosos têm uma área especial de onde podem ver os shows com comodidade. O evento, realizado no Parque Solon de Lucena, contou, na noite desta sexta-feira (1º), com shows dos cantores Gera Almeida e Raifi Sousa. Neste sábado (2), a noite será de reflexão e louvor com show do Padre Nilson Nunes, a partir das 19h.

“A Festa das Neves é uma festa muito simbólica para a cidade de João Pessoa porque ela mobiliza, sobretudo, os afetos da população. É uma festa que está no imaginário das pessoas. Por isso, nós dedicamos muito cuidado a ela. Faz parte desse cuidado, dessa atenção garantir uma área de acessibilidade física para cadeirantes e outras deficiências, mas também acessibilidade no palco com intérprete de Libras que fazemos questão de garantir em todas as nossas grandes festas. Isso faz parte da nossa política de cultura estimulada pelo prefeito Cícero Lucena desde o início da nossa gestão. Fazemos questão de pontuar, de marcar e desenvolver esse traço da nossa política de cultura que é o da acessibilidade”, disse o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Artistas – O primeiro a subir ao Palco Lagoa foi o cantor Gera Almeida que, com muito carisma, fez o público dançar e cantar junto. Para ele, participar da Festa das Neves é uma realização para qualquer artista, principalmente os que são de João Pessoa.

“Esta é uma festa histórica que comemora os 440 anos da nossa cidade e eu sinto um orgulho máximo de estar aqui nesse palco me apresentando, mostrando meu trabalho. A Funjope está de parabéns porque apostou nas pratas da casa e este ano está sendo muito especial. Nossa intenção é sempre promover alegria e animação. Só quero agradecer porque faço parte dessa história a partir de agora”, pontuou o artista.

O cantor Raifi Sousa entrou em cena logo em seguida e também destacou o que representou, para ele, tocar no evento. “A Festa de Nossa Senhora das Neves tem uma representatividade muito grande para mim porque eu sempre acompanhei quando criança, quando vinha com meus pais. Além disso, coincide com meu aniversário, que é dia 5 de agosto. Brincar nesse parque, estar junto da família, a referência de pai e mãe sempre foi muito importante e eu carrego isso até hoje. Ter, esse ano, a oportunidade de trazer nossa musicalidade, nosso forró, fazer nosso trabalho, trazer nossa música como artista da casa, é uma grande festa”, afirmou o cantor, que apresentou para o público muito forró, misturado com metaleira.

Público – Quem vai à Festa das Neves sempre tem boas impressões do evento. O perito criminal Cláudio Araújo recordou que frequenta a Festa das Neves desde o tempo em que era estudante universitário. “Antigamente, era lá em cima e, pelo que estou vendo, além da mudança do local, a festa evoluiu muito, tem mais espaço, o parque bem distribuído, banheiros químicos próximos. A festa mudou para melhor. Parabéns ao prefeito pela qualidade da festa. Tem muita segurança também. Antes, a gente contava os policiais. Hoje tem muita Polícia Militar, Bombeiro, Polícia Civil, Samu, Guarda Civil. Estou gostando muito”, elogiou.

O porteiro Luiz Roberto Martins foi com a filha Sarah, de 12 anos, conferir a programação. “É um momento de resgate de memória, uma tradição. Hoje eu trouxe minha filha para ela ter o mesmo sentimento. A Festa das Neves está muito bonita. Fomos no parque, já lanchamos e agora vamos assistir ao show. A Funjope está de parabéns”, frisou.

Do Rio Grande do Norte, a aposentada Edna Alves foi com a família e aprovou o evento. “A segurança chamou minha atenção, muitos policiais. Já demos uma volta pela festa e estou achando muito bonita, muito organizada. Gostei”, declarou.

Acessibilidade – É um dos pontos que a gestão municipal faz questão de garantir à população. O evento conta, próximo ao palco, com uma área específica para pessoas com dificuldade de locomoção o que, para o estudante João Paulo Lima da Silva, que é cadeirante, é muito importante.

“É muito bom ter esse espaço. A gente pode ver melhor os shows, fica mais à vontade. Dessa forma, a Prefeitura demonstra o cuidado que tem com a inclusão. Muito importante”, disse.

Maria de Fátima Sampaio também é cadeirante. Ela prefere ficar mais distante do palco, mas afirmou que é importante ter um espaço para acomodar os cadeirantes. “É muito bom, uma forma de respeito”, comentou.

A Funjope também leva, para todos os shows, tradutoras de Libras, facilitando a compreensão de surdos-mudos. Eliene Ferreira é uma delas e ressaltou a importância dessa iniciativa: “Eu acho esse trabalho imprescindível porque a comunidade surda precisa participar desses momentos sociais e ter acesso ao que acontece dentro da cidade, que está em comemoração, através desse acesso da comunicação em Libras. A palavra é incluir. E, para nós, dá para aproveitar, para curtir porque tem toda uma expressão corporal”.

“É uma interação e hoje os artistas estão realmente aceitando a parte da inclusão para que eles possam transmitir todo o conhecimento, a música, a expressão através de Libras, para que a comunidade surda possa realmente sentir a presença de todo o calor, de toda a alegria, de toda emoção que, naquele momento, estamos passando para eles. É a inclusão. Se você não inclui, está deixando de fazer com que uma pessoa veja o outro lado da vida, uma vida mais bela e mais leve. É muito importante para nós ter esse respeito e carinho”, acrescentou a intérprete de Libras Jazziany Kézia Azevedo.

A coordenadora da equipe Darley Soares ressaltou que a equipe faz o possível para executar o trabalho com excelência e trazer a inclusão para a cidade. “Nosso prefeito Cícero Lucena abraça tanto a questão do autista e a inclusão de uma forma geral, e isso é muito importante. Ter esse trabalho num evento como esse é maravilhoso, um momento ímpar. Trazer o intérprete para a Festa de Nossa Senhora das Neves mostra o compromisso da gestão com a comunidade e com toda a população de João Pessoa”, observou.

Palco Lagoa – A programação no Palco Lagoa, segue no domingo (3), com a Banda Caronas do Opala e a dupla Matheus Gael e Maria Ercília, a partir das 20h. Na segunda-feira (4), no mesmo horário, se apresentam o grupo Forró Saudade e o cantor José Orlando.

Cultura Popular – A programação no Palco Cultura Popular, montado no Parque Solon de Lucena, tem início no domingo (3), e acontece sempre a partir das 17h, com apresentações do grupo folclórico Catarina e do Cavalo Marinho do Mestre Zequinha.

Na segunda-feira (4), véspera de feriado, entra em cena o Grupo Dinâmico Cultural e tem o Show Musicantoria, com Cristiano Oliveira, Daudeth Bandeira e Bebé de Natércio.

Já na terça-feira (5), se apresentam o Cavalo Marinho Infantil Sementes João do Boi, o Cortejo do Maracastelo e a Nau Catarineta.

Outras atividades – Dentro da programação em comemoração ao aniversário de 440 anos de João Pessoa, acontecem atividades paralelas. Uma delas é a Feira do Cordel, que estará aberta, no Parque Solon de Lucena, durante todo o período do evento.

Também estão abertas exposições artísticas nos equipamentos da Funjope: Casa da Pólvora, Hotel Globo e no Casarão 34. Além disso, no dia 5 de agosto, acontece o tradicional desfile dos carros antigos, a partir das 16h.

Integração e segurança – O trabalho realizado durante a Festa das Neves no Parque Solon de Lucena é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Pública Municipal (Semusb) com a Guarda Civil Metropolitana, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu-JP e Corpo de Bombeiros.

Para conferir a programação completa da Festa das Neves, acesse o link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festa-das-neves/.