NOTÍCIAS

João Pessoa cresce com visão futurista que a transforma em uma capital moderna e inclusiva

As mãos pequeninas e rosadas que buscam o seio materno na imagem abaixo são de Gael Kayros. Quando nossa equipe de reportagem chegou ao Instituto Cândida Vargas (ICV) no dia 23 de julho, o bebê que se aconchega no colo da mãe tinha apenas um dia de nascido. Tão pequeno e frágil, pesando apenas 3,2 quilos e com 48 centímetros, ainda é movido pelos instintos, o maior deles, a busca pelo alimento, que vez por outra arranca um choro encantador.

Por enquanto, Gael seguirá assim, com muita fome (rs!) e guiado pelo amor de Laianny Ferreira Salviano, de 23 anos. Dedicada, paciente e cheia de fé, ela dá ao menino o alimento necessário à sua sobrevivência: o leite materno. Ao mesmo tempo, alimenta em si mesmo sonhos para o filho. Um deles é que, ao crescer, Gael encontre na cidade de João Pessoa as oportunidades certas para lhe garantir um futuro brilhante.

E, apesar de ainda muito jovem, Laianny sabe o que uma cidade precisa para oferecer aos seus filhos a estrutura adequada para uma vida estável e de qualidade. “Meu filho vai precisar de uma boa educação e saúde. E quando tiver seus 15 ou 20 anos vai precisar de boas oportunidades para ser um bom profissional naquilo que ele escolher ser, e ter um emprego digno, uma casa para morar. Vai precisar também que o meio ambiente da cidade esteja bem cuidado, porque se o meio ambiente estiver destruído, não tem como ser bom”, elencou a mãe cheia de cuidados.

Não é por nada, não! Mas, Laianny descreveu bem o que já é João Pessoa – que neste 05 de agosto comemora seus 440 anos de fundação. A capital paraibana vive um momento em que a gestão pública atua no presente com um olhar futurista, preocupada em deixar um legado que perdure por toda uma geração.

O prefeito Cícero Lucena compreende que, para um futuro promissor, uma cidade precisa de planejamento urbano estratégico, infraestrutura robusta, serviços de qualidade, oportunidades econômicas diversificadas e um ambiente seguro e sustentável. O gestor entende, ainda, que essas qualificações já desfrutadas por Laianny na atualidade, precisam também ser aproveitadas no futuro por Gael, com ainda mais eficiência e solidez.

“Com certeza será uma João Pessoa melhor do que hoje, porque todo o nosso esforço, todo o trabalho, e a dedicação, é para plantar essa semente de um futuro melhor, mais justo, mais humano, mais solidário e mais inclusivo. E já começamos a colher esse esforço, essa consciência cada vez maior daqueles que compõem a prefeitura. Qual é o nosso verdadeiro papel? É trabalhar com eficiência, mas principalmente com amor ao próximo”, declarou o prefeito da capital paraibana.

Novos pessoenses – O trabalho intenso da administração pública municipal tem muitas razões de ser, como foi dissertado pelo prefeito Cícero Lucena. Um desses motivos é que todos os dias nascem inúmeros novos pessoenses, e todos precisam vivenciar a equidade social. Com isso, a responsabilidade da gestão aumenta cada vez mais.

De acordo com o Portal de Transparência do Registro Civil, somente em 2025, os cartórios registraram o nascimento de 8.433 crianças nos hospitais e maternidades da cidade. Em 2024, foram 14.066 registros formalizados. O Portal de Transparência do Registro Civil é um site de livre acesso, desenvolvido para disponibilizar ao cidadão informações e dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, entre outros conteúdos relacionados. https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio

O número de nascidos em João Pessoa vem numa crescente nos últimos anos. Com base no Censo Demográfico de 2022, a cidade foi a capital nordestina que mais cresceu, proporcionalmente, nos últimos 12 anos, com um aumento de 15,26% na população – salto de 723 mil habitantes (2010) para 833.932 (2022) – mais de 103 mil novos moradores, enquanto outras capitais, como Salvador, Recife e Fortaleza, registraram perdas populacionais.

Com esse crescimento rápido, logo, logo seremos um milhão de pessoas vivendo na capital da Paraíba. Quando assim for, a visão estratégica da administração municipal para o futuro da cidade vai fazer todo o diferencial no dia a dia do cidadão, esteja ele em que idade estiver.

“Sou prefeito pela quarta vez! Mas, sem dúvida, estamos vivendo um momento muito especial da nossa vida. Estamos participando dessa dádiva de Deus de estar vendo João Pessoa avançando cada vez mais. E avançando naquilo que é mais importante, que é o cuidar das pessoas, que é fazer o bem na vida das pessoas. E essas conquistas elas passam por muitos itens, por muitos momentos e muitas oportunidades que nós estamos tendo”, celebra Cícero Lucena.

A visão futurista de Cícero Lucena para João Pessoa é centrada em transformar a cidade numa capital moderna, inteligente, sustentável e socialmente inclusiva, com forte ênfase em tecnologia, mobilidade urbana e qualidade de vida.

Expectativas – Baseado nessa perspectiva, em breve Gael estará desfrutando de todos os avanços da cidade. Aliás, ele já nasceu tendo acesso a isso, já que veio ao mundo na Maternidade Cândida Vargas, uma referência em todo o Estado. Daqui a pouco, o garotinho também terá acesso a algum ‘Ninho do Saber’ – instituição de ensino infantil que oferece educação e cuidado para crianças. Essas unidades oferecem espaços acolhedores e com atividades pedagógicas para crianças de 0 a 5 anos, visando o desenvolvimento integral dos pequenos.

Quando ultrapassar os 5 anos de nascido, o novo pessoense irá para uma escola de Ensino Fundamental I. Em João Pessoa, as escolas da rede municipal têm investido em inovação e inclusão fazendo crescer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2007 a 2021, e ficou com nota 5,2 em 2023, atingindo a meta estabelecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O tempo vai passar e Gael vai ingressar no Ensino Fundamental II. Lá no futuro, o menino vai ter acesso a um projeto que já habita o presente, pois João Pessoa se tornou a primeira capital brasileira a implementar, no âmbito do município, o programa ‘Iniciativa do Futuro’, que já vai beneficiar, com a ‘Poupança Futuro’, cerca de 11.500 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Tecnologia – Paralelo a essa educação primorosa, o pequeno Gael Kayros também desfrutará de toda a tecnologia necessária para o aprimoramento de suas ideias. A Prefeitura de João Pessoa tem investido em tecnologia em diversas áreas, com foco em segurança, educação e modernização da gestão pública. A cidade possui um sistema de videomonitoramento com mais de cinco mil câmeras, premiado por sua inovação pela Motorola Solutions. Além disso, a prefeitura tem investido na distribuição de tablets e outras ferramentas tecnológicas para alunos da rede municipal de ensino como parte do programa João Pessoa EducaMais 4.0.

Esportes – E se Gael nascer com vocação para o esporte, ele poderá participar da Fundação Campeões do Amanhã, projeto que desenvolve talentos esportivos em João Pessoa, atendendo crianças e jovens de 8 a 17 anos em várias modalidades esportivas. A Fundação tem por objetivo formar atletas de alto rendimento para competições nacionais e internacionais; promover desenvolvimento integral através do esporte; e oferecer alternativas saudáveis para jovens em situação de vulnerabilidade.

Emprego – Lá no futuro, Gael será um jovem cheio de sonhos que encontrará na cidade onde vive, João Pessoa, muitas oportunidades de emprego. Baseado nos gráficos atuais, dá para notar que as portas do mercado de trabalho estarão todas abertas. O primeiro semestre de 2025, por exemplo, foi marcado por um importante avanço na empregabilidade em João Pessoa. O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) encaminhou 16.576 pessoas ao mercado de trabalho nos últimos seis meses, consolidando-se como uma das principais ferramentas de apoio à inserção profissional na capital paraibana.

Tem muitos caminhos sendo pavimentados na cidade de João Pessoa, muito a ser comemorado nesses 440 anos, mas a gente vai ficar por aqui, do contrário teremos que escrever pelo menos uma centena de páginas e você talvez se cansasse de ler.

O mais importante nessas poucas páginas, nesse resumo do resumo dos avanços registrados na capital paraibana é que Laianny vai ver o filho crescer sabendo que João Pessoa já está sendo preparada para um futuro cheio de progresso. Sendo assim, agora ela agora só se preocupa com uma coisa com relação a Gael: “Eu espero que ele cresça um homem honrado, honesto e humilde”, deseja a mãe que pretende educar um cidadão formado para ser um homem de bem, compreendendo que uma cidade bonita, organizada e com políticas públicas igualitárias depende também da ação de cada morador.