Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Cemitérios de João Pessoa recebem famílias para homenagens no Dia dos Pais

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Neste domingo (10), em que é celebrado o Dia dos Pais, os cemitérios públicos de João Pessoa abriram suas portas das 6h às 17h para receber famílias que foram prestar homenagens aos pais falecidos. O clima foi de emoção, saudade e fé, com celebrações religiosas e ações especiais para acolher os visitantes.

A programação contou com missas nos principais cemitérios da cidade. No Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro, a celebração começou às 9h, presidida pelo Padre Manoel Natalino Marques. Já no Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados, a missa teve início às 9h30, conduzida pelo Padre Mário Costa Silva. Também estiveram abertos para visitação os cemitérios São José, Cristo Redentor e Penha.

A comerciante Maria de Fátima Souza, de 74 anos, desde criança vende flores na entrada do Cemitério Senhor da Boa Sentença. Hoje, a atividade se tornou tradição familiar, com filhos e netos ajudando. “A movimentação começou mais tarde esse ano, mas depois das 9h aumentou por causa da missa. Deus ajudou e não choveu. Trouxemos vasos prontos e flores avulsas para as pessoas montarem os buquês”, contou.

Para receber os visitantes, a equipe de manutenção e paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realizou um esforço concentrado de revitalização e zeladoria. Os serviços, que começaram no final de julho, incluíram limpeza, manutenção e organização dos espaços, concluídos nos dias que antecederam a data.

A segurança também foi reforçada. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) atuaram para garantir tranquilidade durante todo o dia. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes oferecendo aferição de pressão e vacinas contra Influenza, Covid-19 e Hepatite B.

Outro registro foi o de José Walter Dias e Gezira Rique, filho e mãe, que visitaram parentes sepultados no Boa Sentença. “Hoje é um dia de reflexão, saudades e de lembrar as boas histórias que tivemos com nossos pais queridos”, disse Gezira.

Claudio Antônio também compartilhou sua emoção neste domingo, Dia dos Pais. Quando se perde um ente querido é muito difícil esquecer. Eu não esqueço do meu pai, então é por isso que eu venho sempre ao cemitério para visitar o seu túmulo . Quando é Dia das Mães eu venho também porque minha mãe também está enterrada no mesmo jazigo”, relatou.

Com orações, lembranças e gestos de carinho, o Dia dos Pais nos cemitérios da Capital foi marcado por reencontros com a memória, respeito e afeto, transformando a data em um momento de renovação da fé e da saudade.

Sair da versão mobile