Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Com práticas sustentáveis na gestão pública, Governo de MS recebe ‘Selo Verde’ do Ministério do Meio Ambiente

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul conquistou, nesta segunda-feira (11), o Selo A3P 2024, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública Estadual.

O reconhecimento vem em menos de seis meses após a adesão do Governo do Estado à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), com a assinatura do termo pelo governador Eduardo Riedel, no dia 21 de fevereiro de 2025.

A A3P é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que visa promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas, estimulando práticas sustentáveis no cotidiano da administração pública.

“A adesão à A3P significa transformar nossa rotina administrativa, e a SAD vem, desde fevereiro, trabalhando de maneira transversal com todos os órgãos do Governo do Estado, a fim de conhecer a realidade e promover a incorporação de práticas que reduzem impactos ambientais, geram eficiência e inspiram. Esse reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima comprova que a gestão e os servidores estaduais estão tornando possível a união de inovação, responsabilidade e compromisso com o futuro. Entendemos que esse é o primeiro passo em um caminho sólido para a consolidação da sustentabilidade, em longo prazo, na gestão pública estadual”, afirma o titular da SAD (Secretaria de Estado de Administração), Frederico Felini.

Gerida pela SAD, a A3P integra o Programa MS Multiplica que desenvolve ações de inovação e sustentabilidade nas rotinas cotidianas dos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual, com foco nos seis eixos da A3P: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações públicas sustentáveis, e construções sustentáveis.

O Selo A3P foi concedido ao Estado de Mato Grosso do Sul por cumprir a primeira etapa dos ciclos da A3P – o preenchimento do diagnóstico socioambiental no sistema RESSOA, ferramenta do Governo Federal para gestão da sustentabilidade na Administração Púbica.

A A3P consiste numa estratégia de gestão com o estabelecimento de metas, monitoramento e emissão de relatórios, no âmbito da administração pública, permitindo o acompanhamento contínuo de indicadores como consumo de recursos naturais, geração de resíduos, entre outros, e a avaliação de práticas sustentáveis em todos os órgãos do Governo do Estado.

A governança da sustentabilidade no governo do Estado é realizada sob a coordenação da Comissão Gestora Central (CGC), que reúne representantes da alta gestão de todas as secretarias estaduais, onde as metas, ações e indicadores são definidos e distribuídos para a execução nos órgãos, através das Comissões Gestoras Internas (CGIs) por meio da integração, dentro do Programa MS Multiplica, de três pilares: A3P, Programa de Estágio e práticas ESG – sigla em inglês para Environmental, Social, Governance — em português, Ambiental, Social e Governança. Esse conceito representa um conjunto de boas práticas que orientam instituições públicas e privadas a atuarem de forma mais responsável, ética e sustentável.

Em 2025, o Programa de Estágio do Governo do Estado também passou a fazer parte da gestão MS Multiplica. Voltado para estudantes universitários, o programa integra teoria e prática com foco em ESG. A proposta está alinhada aos pilares de gestão estratégica do Governo do Estado e, no âmbito do programa de Gestão de Pessoas para o Futuro, busca formar cidadãos conscientes e tecnicamente preparados, conectando o aprendizado acadêmico às necessidades reais do serviço público.

1º Seminário de Sustentabilidade

Dentro das ações do eixo de sensibilização da agenda A3P, o Governo do Estado realiza, no dia 19 de agosto, o 1º Seminário de Sustentabilidade MS Multiplica. Na ocasião, serão realizadas palestras, apresentação de casos de sucesso em sustentabilidade nos órgãos e a entrega oficial do Selo A3P 2024 ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por um representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“A ação tem o objetivo de gerar sinergia entre todos os servidores nas práticas sustentáveis, promovendo sensibilização para mudanças e o desenvolvimento de atitudes sustentáveis no seu dia a dia de trabalho, expandindo, da mesma forma, para a sua vida cotidiana”, explica Felini.

Outro objetivo importante é amplificar nos servidores o conhecimento a respeito do Programa MS Multiplica, assim como conectá-los aos estagiários, mentores e membros das CGIs de seus órgãos, promover o nivelamento de conhecimento acerca da A3P e reforçar a importância da adesão de todos para o cumprimento do cronograma de execução de todas as fases dentro dos órgãos.

Serviço

1º Seminário de Sustentabilidade MS Multiplica
Dia 19 de agosto de 2025, das 7h30 às 17h30
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo (av. Waldir dos Santos Pereira, s/n, Parque dos Poderes)

Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo


Relacionada:

Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis dentro das secretarias estaduais

Sair da versão mobile