Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Escritora iguaçuana lança terceiro livro sobre suas experiências como empregada doméstica nesta quinta-feira (14) em evento da FENIG

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Escritora iguaçuana lança terceiro livro sobre suas experiências como empregada doméstica nesta quinta-feira (14) em evento da FENIG




A escritora Gil Santos lança, nesta quinta-feira (14), às 18h30m, na Noite de Autógrafos Fenig, no Espaço do Cliente, no segundo piso do TopShopping, seu terceiro livro. Em “Sentimentos e memórias”, ela narra suas experiências como empregada doméstica. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT).

Em sua nova obra, Gil Santos traz crônicas que misturam lembranças e emoções, costurando histórias sobre a saudade, o peso e a beleza das vivências. São reflexões íntimas e memórias que convidam o leitor a revisitar seus próprios sentimentos e a perceber que cada lembrança carrega um pedaço de quem somos.

“O que me move a escrever é a necessidade de dar voz ao que carrego dentro. No meu primeiro livro, contei minha própria história e percebi que a escrita não era apenas um registro de memórias, era um chamado. Entendi que precisava entrar para a literatura porque descobri que as palavras têm poder: elas curam, transformam e conectam. Escrevo para que outras pessoas encontrem, nas minhas linhas, um reflexo da própria vida e a coragem de contar a sua”, incentiva a autora.

Criada no bairro de Vila de Cava, em Nova Iguaçu, Gil Santos encontrou na escrita a forma de dar voz às suas vivências e reflexões. Uma das primeiras inspirações para a escrita foi o filme “Histórias Cruzadas” (2021), que aborda o tema do trabalho doméstico. A autora começou a escrever sobre suas próprias experiências na profissão e na vida e engajada como voluntária da Junta de Missões Mundiais da Igreja Batista na Baixada Fluminense, que atua na ajuda humanitária.

“Gil Santos contribui imensamente para a reflexão humana por meio de suas obras. Sua escrita representa um estímulo para que as pessoas desenvolvam seus talentos literários. Esse é um dos objetivos do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita: que cada pessoa possa ter acesso e oportunidade de escrever bem, além de conhecer e produzir literatura”, destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

A escritora desenvolveu seu talento a partir das muitas histórias que viveu e ouviu. A profissão de empregada doméstica forneceu muito material para que ela colocasse no papel suas ideias literárias. Elas se concretizaram no primeiro livro “Minha Vida, Minhas Histórias”, lançado em 2021, e no segundo “Minhas Histórias e Histórias de Outras Mulheres”, de 2024.

“O primeiro livro foi a porta de entrada, aquela descoberta de que a sua voz pode ecoar, tocar e transformar. O segundo já veio com mais segurança, maturidade e coragem para aprofundar temas, abrir o coração e deixar sua marca ainda mais forte. É a sensação de estar consolidando um legado, não apenas escrevendo histórias, mas construindo um caminho onde cada capítulo é um convite para que outros também acreditem no poder das palavras”, destaca a autora.

Gil Santos afirma que toda venda de seus livros é destinada ao projeto de combate à fome no mundo, que beneficia, entre outros, crianças de Venezuela, e de países africanos, através da Junta de Missões Mundiais da Igreja Batista, organização da qual ela faz parte como voluntária há cinco anos.

Além das Noites de Autógrafos com autores locais, a Fenig realiza o Prêmio Literário Antônio Fraga, que está na terceira edição, e ainda ações de distribuição de livros. A Fundação disponibiliza 10 pontos de coleta pela cidade de Nova Iguaçu, são eles: Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Sair da versão mobile