Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Sorocaba integra 97 GCMs à tropa, anuncia mais 150 e lança novo aplicativo “Protege Mulher” – Agência de Notícias

Fotos: Carlos Sales e Nathália Rodrigues / Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), integrou 97 Guardas Civis Municipais (GCMs) à Corporação, a partir de cerimônia de formatura que ocorreu na noite de terça-feira (12), no teatro Municipal “Teotonio Vilela”. Na ocasião, foi lançada ainda a versão atualizada do aplicativo do programa “Protege Mulher”, que atende vítimas de violência doméstica amparadas por medida protetiva judicial, e anunciado o chamamento de mais 150 aprovados em concurso público, para outra ampliação da tropa da GCM.

A solenidade foi presidida pelo prefeito Rodrigo Manga, sendo marcada pela entrega de divisas e certificados aos formandos das duas turmas de novos GCMs, cada uma com cerca de 50 integrantes, além de discursos de oradores, leitura de juramento e da oração do guerreiro.

“A valorização do plano de carreira da GCM e a melhoria de equipamentos e viaturas promovidas marcam o respeito e a consideração que nossa gestão tem pelos integrantes da Corporação, o que reflete em melhoria da segurança pública para toda a população de Sorocaba. O concurso realizado já é o maior da história, assim como o efetivo da GCM’, destacou o prefeito.

A GCM contava com 462 integrantes, número que agora passa a 559 e, até o fim do ano chegará a 609, pois outros 50 GCMs estão em fase de treinamento, iniciado em julho passado. Mais que isso, durante a solenidade, o prefeito revelou que 100 novos aprovados no concurso de GCM serão chamados para tomar posse em dezembro deste ano e outros 50, até março de 2026, e posterior início da instrução profissional.

“Tais investimentos sinalizam um caminho de coragem, de compromisso com a ética e a paz social. É a GCM consolidando seu legado de atuação perante o bem-estar e segurança do sorocabano. Esses novos GCM assumem o compromisso de atuar com o mais alto nível de profissionalismo, de executar uma nobre missão pelo bem do próximo, no compromisso de proteger e servir”, complementou o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

Novos GCMs
A ampliação do número de GCMs faz parte do plano de governo da atual gestão municipal, para fortalecer a segurança pública, inclusive, de forma descentralizada, a partir da implantação de cinco novas bases da Corporação, em bairros estratégicos da cidade como, por exemplo, Aparecidinha.

Desde 2011, A Administração Municipal não realizava concurso para ingresso na GCM, sendo que os 97 recém-formados fazem parte dos 6.222 candidatos que participaram do processo seletivo realizado em 2024. Eles concluíram os treinamentos na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da GCM. Foram 840 horas de curso, incluindo dois meses de legislação, dois de aulas práticas e curso de tiro. A última fase abrangeu 160 horas de estágio supervisionado.

“Os formando dessa 10a e 11a turma de GCMs de Sorocaba formados pela Efae estão aptos a atuar, trazendo impacto positivo para a segurança pública em toda a cidade, sempre de forma integrada com as demais forças de polícia, em ações que ocorrem diariamente. Fico muito feliz em ver o Teatro Municipal lotado, para prestigiar esses valorosos GCMs”, apontou o comandante da Corporação, Davi Dutra.

A escola da GCM adota um modelo moderno de ensino em Polícia Administrativa de Aproximação e Proteção Comunitária. O curso é focado em conhecimentos técnicos e habilidades fundamentais para a atuação do GCM, com treinamentos que seguem matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“Protege Mulher”
A nova versão do aplicativo “Protege Mulher”, uma iniciativa de sucesso voltada à proteção de vítimas de violência doméstica, foi lançada oficialmente pela Primeira-Dama Sirlange Frate Maganhato, acompanhada da Secretária da Mulher (Semul), Rosângela Pericini, e da deputada estadual Maria Lúcia Amary.

“Esse novo aplicativo representa que as mulheres estão vencendo barreiras, com força e coragem. É mais uma inovação para garantir os direitos de cada em uma sociedade mais justa”, disse Sirlange. Na ocasião a secretária da Semul adiantou que a pasta vai implementar um programa para viabilizar telefone e chip de celular às mulheres, em situação de vulnerabilidade social e que são vítimas de violência doméstica, para que sejam atendidas pelo “Protege Mulher”.

Além da localização via satélite em tempo real, a nova ferramenta digital apresenta layout diferenciado e ganhou funcionalidades extras, como a possibilidade de o usuário anexar áudios e fotos, ao acionar o botão de alerta à GCM. Os guardas que operam o sistema agora podem acrescentar informações complementares no perfil da vítima e do agressor, a melhorar caracterização e atendimento da ocorrência.

Todas as denúncias recebidas são prontamente atendidas pela GCM, via Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), com encaminhamento de equipe em viatura até o local. Além da Sesu, na qual a GCM está inserida, a atualização dessa ferramenta tecnológica contou com o apoio da Semul e da Secretaria da Saúde (SES), e trabalhos técnicos da Coordenadoria geral de Tecnologia de Informação (CGTI) da Prefeitura de Sorocaba.

Atualmente, são 1.356 pessoas cadastradas já na nova plataforma, sendo que a atualização dos dados prossegue. Somente em 2024, a GCM registrou, via “Protege Mulher”, 430 casos de denúncia de violência doméstica/violação de medida protetiva, que resultaram em 85 pessoas detidas. Em 2025, até o momento, foram 256 acionamentos e 61 detidos.

Para ser atendida pelo “Protege Mulher”, a vítima de violência doméstica precisa formalizar denúncia contra o agressor na Polícia e obter, na Justiça, a medida protetiva. Depois, basta comparecer ao Centro de Referência da Mulher (Cerem), para cadastro e liberação do uso do aplicativo.

Público
O evento no teatro contou também com a presença dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade) Fernando Marques (Empreendedorismo, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e Vinicius Aith (Inclusão e Transtorno do Espectro Autista); do presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Luís Santos; do Major Carneiro, representando o comando do 7° Batalhão da Polícia Militar; do delegado Rafael de Medeiros, da Delegacia Seccional de Sorocaba, e do subtenente do Exército, José Ricardo de Lima Souza, instrutor do Tiro de Guerra de Sorocaba, além de representantes de GCMs das cidades de Votorantim, capela do Alto, Cotia, Salto de Pirapora, Boituva, Charqueada, Paulínia e Atibaia; das PMs do Rio de Janeiro e de Mangaratiba; Corpo de Bombeiros de Boituva e São Roque, do 15º Batalhã da Polícia Rodoviária, integrantes de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), demais autoridades, familiares e amigos dos novos guardas de Sorocaba.