Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Prefeitura de João Pessoa realiza entrega da premiação do ‘1º Festival de Arte Estudantil’

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, nesta quinta-feira (14), da cerimônia de premiação do ‘1º Festival de Arte Estudantil 2025’ (Fearte), que aconteceu no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural. O evento faz parte da programação do ‘(A)gosto do Estudante: saberes, autonomia e direitos’, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP).

“Que orgulho ver a nossa meninada se mobilizando para transformar resíduos em beleza! O Fearte, cujo tema foi ‘O lixo em arte: a escola que recicla o amanhã’, mostra que nossos estudantes têm talento, sensibilidade e, sobretudo, compromisso com o futuro. A arte, quando encontra propósito, transforma não apenas o que está nas mãos, mas também o que está no coração. Sigam criando, imaginando e reinventando o mundo porque é assim, com coragem e poesia, que se constrói um amanhã melhor”, destacou a secretária de Educação e Cultura da Capital, América Castro.

O evento foi aberto com a apresentação do grupo de teatro ‘Espaço Arts’, do Alto do Mateus. Os alunos da rede participaram das seguintes categorias: artes cênicas, esculturas e fotografias. Essas duas últimas categorias foram expostas no salão de entrada para o Teatro Paulo Pontes.

Todas as apresentações e trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora independente, composta por profissionais das áreas de Artes, Cultura e Educação indicados pela Sedec.

Premiações – As apresentações das Artes Cênicas aconteceram na terça (12) e quarta-feira (13), no Teatro Ednaldo do Egypto. A escola que ficou em primeiro lugar foi a Padre Serrão.

A estudante Júlia Ellen não escondeu a ansiedade após o anúncio das escolas que ficaram em segundo e terceiro lugares. “Foi uma emoção, comecei a me tremer toda porque eu tinha confiança de que poderíamos vencer. Foi muito emocionante. Um festival como este mostra a grandeza do nosso esforço. Um evento desse porte mostra que muitas pessoas também querem ter oportunidade para mostrar seus talentos. Agradeço a todos do nosso elenco e ao nosso professor Flavinho Ramos”, disse.

O tema da apresentação foi ‘Tudo em volta’ e o professor Flavinho Ramos explicou do que se trata. “Ao observar velhos costumes da humanidade, um grupo de seres faz um alerta de que é preciso reciclar o pensamento humano para que possamos ter uma verdadeira reutilização do lixo que produzimos, e deixar o planeta habitável para as futuras gerações”, observou.

Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Ativa Integral Anísio Teixeira, seguida do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi).

Na categoria ‘Esculturas’, o vencedor foi o aluno José Rodolfo da Silva Santos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Afonso Pereira. A peça dele foi chamada de ‘O rei lagarto e sua luta pela liberdade’. José Rodolfo foi representado pelo professor Jonathan de Oliveira.

“Essa conquista para mim representa a vitória de um aluno que acaba sendo estigmatizado porque está na EJA, mas ele reconhece a possibilidade de desenvolver suas habilidades, seus talentos. É um processo de reconhecimento para ele, porque eu acho que ele vai redescobrir a potencialidade que tem. E ainda sendo um aluno PCD valoriza ainda mais a autoestima dele. Ele está de parabéns”, falou o professor.

Em segundo lugar ficou a Escola Municipal Santos Dumont e em terceiro a Escola Municipal Ana Cristina.

Na categoria ‘Fotografia’, o primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Joacil de Brito, seguida da Zumbi dos Palmares e Presidente João Pessoa.

Na saída do teatro os estudantes, professores e integrantes da Sedec foram recebidos com a apresentação do grupo musical da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Baticumlata.

Sair da versão mobile