Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Nova Iguaçu abre Semana Nacional da Educação Infantil com mostra dedicada a professores e alunos

Nova Iguaçu abre Semana Nacional da Educação Infantil com mostra dedicada a professores e alunos




Cada professor tem papel fundamental na formação dos alunos da Educação Infantil. Por isso, debater e valorizar esse trabalho é uma prioridade da Prefeitura de Nova Iguaçu. Nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação promoveu a I Mostra de Educação Infantil da rede municipal. O evento, em homenagem ao Dia Nacional da Educação Infantil (25 de agosto), marcou a abertura oficial da Semana Nacional da Educação Infantil e reuniu professores para compartilhar experiências e práticas que enriquecem a aprendizagem das crianças.

A Mostra aconteceu no auditório da Casa do Professor e começou com vivências sensoriais, que recepcionaram os participantes já nos corredores, onde estavam expostos trabalhos desenvolvidos nas escolas. A programação incluiu também uma dinâmica conduzida pela professora Carla Ribeiro, que ressaltou a importância da rima e da consciência fonológica em atividades lúdicas.

As crianças tiveram seu espaço de destaque no palco. Alunos de 4 anos da E.M. Maria Eliondas dos Santos apresentaram o espetáculo “Tesouros Culturais do Brasil”, dançando diferentes ritmos brasileiros, como funk e axé, em uma celebração da diversidade cultural e da riqueza da nossa cultura popular.

“Este encontro valoriza os profissionais que constroem a Educação Infantil nas escolas e mostra como cada atividade planejada contribui para enriquecer a aprendizagem das nossas crianças”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha.

Entre os relatos, a professora Simone de Souza, da E.M. França Carvalho, emocionou os colegas ao compartilhar seu trabalho com materiais reciclados.

“Olho para uma caixa e vejo nela uma casa de boneca ou uma letra para alfabetizar. O brilho no olhar das crianças é o que me move. Estar na Educação Infantil é gratidão, e momentos como este nos permitem trocar e aprender uns com os outros”, concluiu.