Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Hospital Municipal Santa Isabel realiza treinamento sobre prevenção de infecção da corrente sanguínea

Profissionais de saúde do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) participaram, nesta quarta-feira (27), de um treinamento focado na prevenção de infecção da corrente sanguínea. O evento, organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Gerência de enfermagem, teve como objetivo reforçar as boas práticas e conscientizar a equipe sobre a importância de protocolos rigorosos para garantir a segurança dos pacientes.

O treinamento foi ministrado pela médica infectologista Tatiana Villar, que abordou a importância da adesão ao bundle – conjunto de práticas recomendadas -, de inserção dos cateteres venosos centrais. Ela ressaltou que as infecções de corrente sanguínea são classificadas como as que têm o pior desfecho clínico para o paciente. “São as que prolongam mais o tempo de internação, que custam mais e que levam, normalmente, a um desfecho que não é positivo para o paciente. Daí a importância do treinamento para prevenir as infecções”, disse a infectologista.

Ela destacou que o paciente é sempre o principal beneficiário desses treinamentos, que também garantem segurança para os profissionais envolvidos e também implica na redução dos custos da assistência. “O paciente é sempre o nosso principal beneficiário. A nossa intenção é diminuir o sofrimento dos pacientes e os custos também da assistência à saúde. É importante também para os funcionários, para podem aplicar a técnica corretamente e se auto proteger, porque, a partir do momento que você segue as regras de proteção, você tanto protege o paciente como também protege quem vai fazer o procedimento”, destacou Tatiana Villar.

Durante o treinamento, que reuniu médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e os profissionais que trabalham no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Santa Isabel, foram abordadas técnicas e normativas baseadas em preceitos fundamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de treinamento de pessoal com relação a inserção, manutenção e cuidados com os cateteres venosos vasculares, no intuito de tentar diminuir a incidência desse tipo de infecção no hospital.