Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Contrata+Brasil é destaque em eventos sobre modernização da gestão pública em Brasília e Minas Gerais — Contrata mais Brasil

Por MRNews

Oficina no Consad aborda o Contrata+Brasil e inovações da plataforma. Foto: Divulgação MGI

O funcionamento da plataforma Contrata+Brasil – iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que conecta, de forma simples e segura, fornecedores a oportunidades de contratações públicas – foi destaque nas discussões do Congresso Consad de Gestão Pública 2025, realizado na última semana em Brasília. O evento reuniu governadores, prefeitos, ministros e especialistas para debater soluções digitais que promovam eficiência, inclusão e desenvolvimento regional no país.

A equipe técnica da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI presente no evento promoveu uma oficina com representantes dos 27 estados brasileiros para tratar dos desafios e inovações da plataforma. Além de uma breve apresentação do Contrata+Brasil, foram esclarecidas, aos participantes, representantes de governo de diversos estados, dúvidas em torno da ferramenta.

O coordenador-geral da Central de Compras da Seges/MGI, Levi Santos Duarte, destaca que a oficina foi essencial para a concretude das entregas da plataforma, “pois tivemos a oportunidade de ouvir os representantes dos estados que serão, em sua maioria, os contratantes”, ressaltou.

Espírito Santo adere ao programa Contrata+Brasil — Contrata mais Brasil

Piauí fortalece política voltada ao microempreendorismo local com adesão ao Contrata+Brasil — Contrata mais Brasil

Já a analista de projetos do Instituto Jataí, Lailah Machado Falcão, que conduziu a oficina junto à equipe do MGI, destacou que ver gestores públicos de diferentes estados engajados em pensar soluções conjuntas para as compras públicas é bastante gratificante.

Mariana Spalding, da Agência de Compras de Alagoas, participou no Consad do Grupo de Trabalho de Compras e pôde esclarecer dúvidas sobre a adesão ao Contrata+Brasil. “Aqui também tive a oportunidade de dividir o bônus e as dificuldades em torno de várias temáticas referentes ao processo de aquisições para o setor público”, afirmou.

Outra frente

Paralelamente à realização do Consad, ocorreu no interior de Minas Gerais, na cidade de Montes Claros, o III Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para Gestão Pública. Palestrante do evento, o secretário da Seges, Roberto Pojo, apresentou aos participantes os principais pilares da plataforma Contrata+Brasil, que, de acordo com o secretário, é mais que uma plataforma de compras.

Compras.gov.br, Novo Cadin e Contrata+Brasil são reconhecidos no Prêmio Gov.Digital 2025 — Contrata mais Brasil

Gestão apresenta Contrata+Brasil a procuradores federais durante encontro no Rio de Janeiro — Contrata mais Brasil

“O Contrata+Brasil é um instrumento estratégico para governos que buscam sustentabilidade ambiental, inclusão produtiva e geração de renda, eficiência administrativa, estímulo à formalização e transparência e governança”, afirmou Roberto Pojo.

Lançada em fevereiro de 2025, a plataforma já reúne mais de 850 órgãos públicos cadastrados, incluindo cerca de 300 prefeituras, e mais de 5,2 mil MEIs habilitados em todo o país. Com R$ 2,2 milhões em contratos firmados, o Contrata+Brasil tem se consolidado como uma ferramenta ágil, transparente e inclusiva para pequenas contratações, especialmente em áreas como manutenção predial, serviços gerais e apoio logístico.