A manhã desta quinta-feira (19) será marcada por um momento especial de integração e promoção da vida no Parque das Nações Indígenas. Pacientes acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e moradores das Residências Terapêuticas de Campo Grande participam de um piquenique, que faz parte da programação do Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção ao suicídio e à valorização da vida.
Mais do que um encontro de lazer, a atividade tem como objetivo reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e mostrar que ninguém precisa enfrentar o sofrimento psíquico sozinho.
“A campanha em si já tem como objetivo a atenção à saúde mental da população, mas através dessa ação, nós propomos que, através de um ambiente leve, todos entendam que ninguém está sozinho para enfrentar as dores psíquicas”, explica a psiquiatra e coordenadora da rede de atenção psicossocial Lanúbia Garcia.
O evento busca estimular a convivência social, fortalecer vínculos e proporcionar bem-estar aos participantes. A programação contará com a apresentação do coral dos CAPS Almeida e Margarida, roda de capoeira, Violeiros e flashback musical, além do piquenique coletivo.
A ideia é oferecer um espaço de descontração, cultura e acolhimento, valorizando a interação entre os usuários dos serviços de saúde mental. Para a coordenadora, iniciativas como essa são fundamentais para dar visibilidade aos serviços oferecidos nos CAPS.
“Sempre reforçamos que os atendimentos nas unidades da área da saúde mental é 24h, assim, o paciente que estiver em crise pode buscar qualquer um dos sete CAPS que passará por escuta qualificada e terá o agendamento feito para data mais próxima”, conclui.