Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

IFSP fortalece cooperação internacional em missão na República Tcheca – IFSP

Comitiva buscou fomentar parcerias em robótica educacional 

Da esquerda para a direita: Tomaz; Petr Lehký, director da escola ZŠ Úprkova; Dagmar Chroboková, vice-diretora da Escola ZS Upkrova; Daniel Seifert, chefe da área técnica da Czechatom; David Chrobok, vice-presidente do grupo Witkowitz; Pavlína Springerová, prefeita da cidade de Hradec Králové; Farid Madi, prefeito do Guarujá; Mohamad Rahim, secretário de Educação do Guarujá; Wagner Belo e Ricardo Arai.A Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSP (Arinter) realizou, nesses dias 23 e 24 de setembro, uma missão na República Tcheca. O professor Wagner Belo, coordenador de Relações Internacionais, e o professor Ricardo Arai, coordenador de Extensão do Campus São Carlos, estiveram nas cidades tchecas de Praga (capital) e Hradec Králové (a cerca de 100 km da capital), em uma iniciativa de internacionalização voltada à prospecção de parcerias na área de robótica educacional. 

 A comitiva contou ainda com representantes da atual gestão da prefeitura de Guarujá, onde o IFSP está implantando um novo campus, entre os quais estavam o prefeito Farid Madi e o secretário municipal de Educação, Mohamad Rahim, além de membros da empresa Czechatom. O objetivo da missão foi estabelecer conexões e identificar oportunidades para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa aplicada voltado à inserção da robótica no contexto da educação básica. 

Durante a visita, os representantes participaram de atividades na Czech Technical University, no departamento de robótica, e na Escola de Educação Básica Úprkova, em Hradec Králové. A agenda incluiu ainda um encontro oficial com a prefeita da cidade, Pavlína Springerová, ocasião em que foi assinado um protocolo de intenções entre as instituições. 

Segundo o professor Wagner Belo, a missão foi fundamental para demonstrar como o trabalho desenvolvido no IFSP pode gerar impactos significativos na sociedade. “Inicialmente, tínhamos em mente apenas a captação de parcerias na temática pré-estabelecida. No entanto, com as visitas in loco, conseguimos prospectar novas oportunidades também nas áreas de construção civil sustentável, pedagogia, ensino de inglês, entre outras”, destacou. 

A participação do professor Ricardo Arai na missão também teve um propósito estratégico. Com ampla experiência em projetos de robótica educacional, o docente coordenou, em julho deste ano, a equipe do IFSP que conquistou o primeiro lugar na categoria Sênior do Robotics for Good Youth Challenge, durante a etapa global da Olimpíada Internacional de Robótica — AI for Good Global Summit 2025, realizada em Genebra, na Suíça. 

Outro ponto de destaque é que toda a missão foi realizada sem o uso de recursos institucionais. Os servidores viajaram ao exterior com verba 100% captada com parceiros externos junto à empresa Witkowitz, por meio dos representantes Paulo Junqueira e David Chrobok.    

Rafael Alves Scarazzati, pró-reitor de Extensão e Cultura, aponta que a busca ativa por parcerias tem trazido oportunidades à comunidade do IFSP e, no caso desta articulação, ainda se inscreve no relacionamento com um município em que o IFSP inicia suas atividades, contribuindo para o processo de expansão.