Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Alunos da rede municipal ensinam robótica aos pais em projeto pioneiro de Robótica Educacional com Inteligência Artificial

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash



8 de outubro de 2025

17:34

Por: Secom

O evento, realizado na E.M. Duljara Fernandes de Oliveira, foi uma oportunidade para que as famílias acompanhassem de perto as conquistas e aprendizagens dos alunos ao longo do projeto

A E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, localizada no Jardim Santo Amaro, Zona Norte de Sorocaba, realizou, nesta terça-feira (7), uma aula especial do Projeto de Robótica e Inteligência Artificial com a turma do 4º ano E. A atividade contou com a participação de pais, alunos, professores e convidados, celebrando os conhecimentos e as experiências adquiridos ao longo do projeto.

A ação integra a parceria entre a empresa SIM Inova® Tecnologia e Inovação e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), por meio do Programa Sandbox Sorocaba — iniciativa que busca promover soluções tecnológicas inovadoras em ambiente de testes controlados, com potencial de impacto positivo para a sociedade.

Durante o projeto, os alunos tiveram contato direto com conceitos de robótica educacional, programação e inteligência artificial, utilizando recursos tecnológicos e metodologias ativas que estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Além disso, um assistente virtual com Inteligência Artificial auxiliou a professora Luciana Haacke no desenvolvimento das aulas, tornando a experiência mais dinâmica, ágil e interativa. 

Os estudantes apresentaram os robôs e protótipos desenvolvidos por eles nas últimas semanas, mostrando como a tecnologia pode ser usada para resolver problemas do cotidiano. 

Segundo a direção da escola, o projeto representa um passo importante na transformação digital da educação pública. “Estamos muito felizes com o impacto que a iniciativa teve na turma. Essa ação abre portas para novas possibilidades no aprendizado dos nossos alunos”, afirmou o diretor Alex Santos.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, destacou que projetos como esse reafirmam a vocação de Sorocaba como referência em Cidades Inteligentes. “A educação é um dos pilares centrais do Sandbox Sorocaba. Queremos aproximar a tecnologia das escolas e preparar nossos jovens para os desafios do futuro”, ressaltou. 

O Programa Sandbox Sorocaba, criado pela Lei Municipal nº 12.682/2022 e regulamentado pelo Decreto 27.727/2023, vem fortalecendo a integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil. A SIM Inova®, residente do PTS, é uma das empresas participantes do programa e responsável por fornecer as soluções tecnológicas implantadas na escola. 

Durante a atividade, estiveram presentes além da direção da escola, pais e professores da unidade escolar, o diretor de Comunicação e Informática do PTS, Pedro Bueno, e representantes da empresa SIM Inova®. Também participaram do evento o vereador Ítalo Moreira, autor da lei que possibilitou a implantação do Sandbox em Sorocaba, e representantes do gabinete do vereador Izídio de Brito.

Sair da versão mobile