Por MRNews
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) levou o Contrata+Brasil ao pódio do Procura+ Awards 2025, na última quarta-feira (8/10), em Middelburg, nos Países Baixos. Este ano, a categoria Global Initiative of the Year (Iniciativa Global do Ano) foi aberta a candidaturas de todo o mundo, o que posiciona o Brasil entre iniciativas internacionais de referência em compras públicas sustentáveis e inovadoras.
O júri foi composto por representantes do ICLEI Europa (Governos Locais pela Sustentabilidade), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela prefeita de Malmö, na Holanda. O vencedor da categoria foi o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Uzbequistão.
“O reconhecimento internacional ao Contrata+Brasil demonstra o protagonismo do Brasil na condução de uma nova agenda de compras públicas sustentáveis, voltada para gerar desenvolvimento econômico, ambiental e social, que promova oportunidades reais à sociedade”, comemorou o secretário de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Roberto Pojo.
Conheça o Contrata+Brasil — Contrata mais Brasil
O Contrata+Brasil é uma iniciativa liderada pela pasta da Gestão, desenvolvida e gerida de forma colaborativa com equipes de diversos órgãos do governo e parceiros da sociedade civil. A plataforma conecta órgãos públicos a pequenos fornecedores locais, facilitando contratações de serviços e reduzindo barreiras de entrada. Sua expansão tem como foco a inclusão produtiva, a simplificação de processos e o fortalecimento de economias locais.
Everton Santos, diretor de Normas e Sistemas de Logística (Delog) da Seges/MGI, resumiu a importância do resultado. “Estar no pódio no Procura+ Awards confirma que a contratação pública pode ser um motor de desenvolvimento quando coloca impacto social, ambiental e inovação no foco. O Contrata+Brasil aproxima o poder de compra do Estado de pequenos fornecedores, reduz barreiras de entrada e encurta cadeias, o que é decisivo para gerar oportunidades onde as pessoas vivem”, explicou.
A presença brasileira na cerimônia contou com Everton Santos e com Bárbara Sabadin Bueno, gerente de projetos do Instituto Jataí, organização parceira do MGI no desenvolvimento e na disseminação de práticas de compras públicas inovadoras e sustentáveis associadas ao Contrata+Brasil.
Estar no pódio de uma categoria global abre portas para cooperação técnica, estudos de caso, intercâmbios e difusão de metodologias em redes internacionais, com ganhos de visibilidade e conexão com a comunidade de prática do ICLEI Europa. Além disso, Santos aponta que “O prêmio é um incentivo para acelerar a cooperação com governos locais e parceiros e consolidar indicadores”, afirma Everton Santos.