Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Instituto Cândida Vargas realiza ação do Outubro Rosa e comemoração pelo Dia das Crianças

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

O Instituto Cândida Vargas (ICV) promoveu, nesta quinta-feira (16), uma ação especial no ambulatório da maternidade, unindo duas datas importantes: o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e o Dia das Crianças. O evento contou com diversas atividades voltadas tanto para as mulheres quanto as crianças atendidas pelo ambulatório.

Durante a ação, foram realizadas dinâmicas e brincadeiras e distribuídos brindes e lanche, um momento de compartilhamento de experiências e superação. As crianças participaram de atividades educativas, com destaque para brinquedos confeccionados com materiais recicláveis, produzidos pelos próprios funcionários do ICV, mostrando que é possível aprender e se divertir de forma criativa e sustentável.

O diretor-geral do ICV, o médico Quintino Régis, ressaltou o valor da ação e da continuidade das campanhas preventivas. “Eu louvo a ideia de quem criou o Outubro Rosa. É uma iniciativa extraordinária, que tem sido mantida aqui na maternidade todos os anos com muito empenho. Promovemos palestras, exames e ações de conscientização, sempre com o intuito de prevenir o câncer de mama. Esse trabalho é digno de aplausos e agradeço à equipe do ambulatório, à doutora Camila e à doutora Tatiana, que não medem esforços para fazer a diferença”, afirmou.

A paciente Márcia Roberto, moradora de Santa Rita, que participou do evento, elogiou a ação. “Vim trazer minha filha para a pediatra e acabei participando da atividade. Achei muito legal, porque conscientiza nós mulheres. Às vezes, a gente esquece de se cuidar e momentos como esse nos fazem lembrar da importância de se valorizar”, comentou.

As participantes ainda vivenciaram um momento marcante de testemunho e conscientização, com o relato de uma mulher que superou o câncer de mama, reforçando a importância do diagnóstico precoce.

A coordenadora do ambulatório, a médica Nathalia Fialho, destacou a importância do compartilhamento de informações para as mulheres do ambulatório. “Hoje a gente resolveu unir o Outubro Rosa, mês da prevenção ao câncer de mama, e o Dia das Crianças, para atender tanto as mulheres quanto às crianças que são acompanhadas no nosso ambulatório. Tivemos um testemunho de superação, atividades educativas e muita diversão para os pequenos. Foi um momento especial de cuidado e conscientização para todos”, disse.

O evento contou com doações de instituições e pessoas parceiras, permitindo a realização de sorteios de fraldas, roupinhas e banheiras, além de um coffee break de confraternização entre os participantes.

Sair da versão mobile