NOTÍCIAS

Público lota Centro Cultural São Francisco em concerto da Orquestra Sinfônica

O público lotou o Centro Cultural São Francisco, na noite desta quinta-feira (16), para assistir ao VIII concerto oficial da temporada 2025 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Sob a regência do maestro Nilson Galvão, os músicos executaram obras dos compositores austríacos Johann Nepomuk Hummel e Franz Schubert, com participação do solista convidado Daniel Espinoza.

“Nós temos observado que todo concerto da Orquestra Sinfônica Municipal tem sido marcado por um momento de muita emoção. O público sempre presente e fiel se encanta com a performance interpretativa dos nossos músicos, das nossas musicistas, conduzidos pelo maestro Nilson Galvão. O concerto se transformou num momento cultural de alto nível nas noites, no Museu de São Francisco, que têm a presença da Orquestra Sinfônica Municipal. Todos já aguardam um concerto de muita qualidade. É o que temos conseguido realizar a cada mês”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele afirmou que só tem a agradecer aos músicos, aos maestros, a toda equipe. “Agradeço também a colaboração da equipe do Museu de São Francisco, na pessoa do Padre Marcondes Meneses, que sempre acolhe os nossos projetos culturais e, sobretudo, ao prefeito Cícero Lucena, que nos estimula e orienta para que trabalhemos sempre na perspectiva de uma política de cultura que tenha qualidade e o cuidado com as artes e a cultura, mas, sobretudo, que atraia pessoas para o nosso Centro Histórico”, pontuou.

Marcus Alves enfatizou ainda que a Prefeitura, através da Funjope, faz questão de preservar esse momento cultural no Centro Histórico exatamente por isso, para garantir a presença de pessoas dando vida àquele território.

O maestro Nilson Galvão destacou a presença do solista Daniel Espinoza, que participou da primeira parte do concerto. Ele lembrou que o músico é paraibano e já foi integrante da Orquestra, mas hoje vive na Europa. “Muito boa essa coincidência dele vir ao Brasil e poder participar do nosso concerto. Estamos felizes por ele estar aqui e queremos que volte”, disse.

Sobre o concerto, o regente pontuou a potência dos músicos que integram a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. “Essa é uma orquestra que tem muita qualidade técnica e sonora. São músicos jovens e isso é bem notável. Ficamos muito felizes por trabalhar com eles no dia a dia. É uma grande satisfação”, comemorou.

Daniel Espinoza também enfatizou a importância de participar do concerto. “Para mim, é uma oportunidade de compartilhar os anos de experiência estando fora da Paraíba, estudando na Alemanha, e de homenagear as pessoas presentes, meus pais, as pessoas responsáveis que me apoiaram. É isso que esta noite significou, uma oportunidade de tocar no concerto, contribuir um pouquinho. Estou muito feliz”, afirmou.

Se para os músicos, foi um momento importante, para o público a apresentação foi um presente. “É uma iniciativa muito interessante e acho que deve ser repetida, tanto aqui na sede quanto na periferia. Isso incentiva a juventude, a população a gostar de cultura, de bons concertos, o que é interessante e fantástico”, pontuou o professor Willame Carvalho.

“Gosto muito de música clássica. Diante da mídia que distribui uma música de tão pouca qualidade, uma iniciativa como esta faz com que as pessoas se aproximem da arte musical de boa qualidade. Então, a música clássica, assim como os cantos populares que visem a preservar alguma cultura musical mais refinada devem ser incentivados pelo poder público. Aqui é um ambiente muito propício para isso porque também é um ambiente sacro, que dissemina cultura artística e religiosa. Eu parabenizo o poder municipal pela iniciativa”, declarou o professor Joaquim Campelo Filho.

De Fortaleza (CE), a professora Elis Teixeira veio para um fórum e aproveitou para assistir ao concerto. “Todo mundo recomendou a vinda para essa orquestra porque seria uma noite muito bonita e cultural”, disse. A empresária Aleana Duarte, também de Fortaleza, aprovou a iniciativa da Funjope de realizar o concerto: “Eu achei fantástico. Tem muito pouco disso no Ceará. O lugar é lindíssimo, esse monumento. Estou muito feliz”, disse.

“É um momento muito importante para a cultura. Acho que todas as pessoas da cidade e de regiões próximas poderiam vir assistir à orquestra porque se trata do acesso gratuito à cultura de qualidade. Além disso, o solista Daniel Espinoza veio de fora. Então, é muito importante para quem gosta de arte e de cultura”, acrescentou a designer de interiores e estudante de música Rosany Menezes.