Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa participam da Prova Saeb 2025

As escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa estão participando das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, para 11.085 mil alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I e dos 9º anos do Ensino Fundamental II. As provas acontecem até o dia 31 de outubro.

“Estamos vivendo um momento importante para a nossa Rede: a aplicação da Prova Saeb. Essa avaliação nos ajuda a enxergar o que já conquistamos e o que ainda precisamos fortalecer para garantir que cada estudante aprenda e avance. Quero agradecer, com muito carinho, a todos os gestores, professores, coordenadores e equipes escolares pelo empenho, pela seriedade e pelo compromisso com a aprendizagem dos nossos alunos. Programas como o Letrar+ JP mostram o quanto estamos no caminho certo, unindo esforços, compartilhando saberes e fazendo da educação de João Pessoa uma referência de transformação. Sigamos juntos com fé e propósito pela educação, porque cada passo que damos é pelo futuro das nossas crianças”, disse a secretária de Educação, América Castro.

O Saeb é um sistema de avaliação externa em larga escala, composto por um conjunto de instrumentos, realizado periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proficiência avaliada no Saeb e os dados de aprovação da Rede no final do ano letivo de 2025, são indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado em agosto de 2026.

São aplicados questionários para os alunos, professores, diretores escolares e gestores municipais de educação, além de testes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas.

“A Prova Seab representa a verificação do impacto das políticas educacionais da Rede Municipal de Ensino desenvolvidas nos últimas cinco anos na aprendizagem. E para 2026/2027, os resultados poderão gerar recursos financeiros para a Rede, além de propiciar a redefinição das políticas educacionais para melhoria da qualidade da educação municipal”, disse a chefe da Divisão de Alfabetização, Letramento e Anos Iniciais da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), a Profª Drª Jocineide Silva.