Com o tema ‘Envelhecer com respeito e inclusão’, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e do Programa de Atenção à Política da Pessoa Idosa (PAPPI), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Mangabeira, realiza, até essa sexta-feira (31), as atividades da VI Semana de Saúde do Idoso, encerrando a série de atividades que celebraram o envelhecimento ativo, a valorização da pessoa idosa e a promoção da saúde com cuidado humanizado durante todo o mês de outubro.
O encerramento acontece, nesta sexta-feira, na Praça da Paz, das 15h às 18h, com tendas temáticas de saúde, beleza e nutrição, além de vacinação e serviços do PAPPI, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania. O público também poderá participar de aulas de ginástica, apresentações culturais e de um momento de confraternização que marcará o fim da programação.
A secretária executiva de Direitos Humanos e Cidadania, Benicleide Silvestre, destacou o compromisso da gestão com o cuidado e o acolhimento da população idosa. “O prefeito Cícero Lucena nos deu uma missão muito clara: cuidar da cidade e das pessoas. E é uma recompensa ver esse trabalho refletido em ações como esta, que reúnem tantos idosos, profissionais, técnicos e educadores comprometidos. Quando o poder público se une e atua de forma integrada, o resultado é sempre o bem de quem mais precisa”, afirmou.
Outras ações – A abertura da VI Semana de Saúde do Idoso aconteceu nesta quarta-feira (29), no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, e contou com apresentações culturais de grupos de idosos, palestra com o tema ‘Envelhecer com dignidade’, ministrada pelo padre Paulo Cordeiro, e um coffee break especial para os participantes.
Maria Zélia, atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social Mandacaru, falou sobre o significado da Semana de Saúde do Idoso. “A gente pode até envelhecer o corpo, mas a mente não. Lá no Cras temos apoio psicológico, passeios, seminários e muitas atividades que nos fazem crescer mental, espiritual e intelectualmente. É muito bom estar num lugar onde somos acolhidos e aprendemos sobre nossos direitos. Participar é o que nos faz continuar vivendo com alegria e conhecimento”, contou.
Aos 80 anos, Jéssica Batista também participou das atividades e se emocionou com a experiência. “Hoje me tornei criança aqui. Me esqueci até das dores! Eu vivia dizendo: me chamem de ‘das dores’, porque doía tudo. Mas aqui nem me lembrei delas. Foi um dia maravilhoso, vocês foram demais comigo. O Cras é como uma família, estou conhecendo tanta gente boa”, afirmou sorridente.
A parceria com o IFPB Mangabeira além de proporcionar bons momentos para os idosos também proporcionou aos alunos e professores dos cursos técnicos de Enfermagem e Cuidador de Idosos boas experiências. A coordenadora de Pesquisa e Extensão, Tereza Neves, destacou a importância da integração entre ensino e prática. “Estamos na sexta edição desse evento e, todos os anos, trazemos os conhecimentos trabalhados em sala de aula para a prática. É uma troca muito rica entre os alunos e os idosos, que permite unir teoria, cuidado e humanidade”, explicou.
Já nesta quinta-feira (30), o Centro Cultural de Mangabeira recebeu oficinas de ginástica para a terceira idade, saúde física e mental na velhice, artesanato e momentos de convivência. À noite, no Campus Mangabeira do IFPB, serão ofertados minicursos gratuitos sobre saúde mental, primeiros socorros, prevenção de lesões, massagem terapêutica e cuidados na transferência de pessoas idosas.
A coordenadora do PAPPI, Kátia Luna, destacou que o mês inteiro foi dedicado às ações de valorização e conscientização sobre os direitos da pessoa idosa. “Não foi apenas uma semana, mas um mês inteiro voltado à pessoa idosa. É um momento fundamental para reforçar o quanto eles são importantes para a sociedade e para as famílias. Essas ações ajudam a conscientizar não só os idosos, mas também as novas gerações sobre o valor do envelhecimento com dignidade. A população está envelhecendo cada vez mais, e precisamos estar preparados para garantir o cuidado e o respeito que essa fase da vida merece”, pontuou.
Sobre a Semana do Idoso – A Semana Municipal da Pessoa Idosa foi instituída pela Lei nº 11.676/2009 e tem como objetivo promover ações que garantam dignidade, segurança e qualidade de vida para esse público. A iniciativa reúne todos os anos diversos serviços e atividades promovidos pela Sedhuc, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), do Centro Municipal de Referência da Pessoa Idosa (CMRPI), do PAPPI, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais parceiros.
