A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção, participa da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, levando informações do Programa de Integridade, Compliance e Governança – Farol para a população. O evento termina neste sábado (1º), no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Ciência e tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Município, além da contribuição para inovação e agilidade para os serviços prestados aos cidadãos. Neste sentido, a SEIG mostra a relevância de sua atuação ao lado da Unidade de Tecnologia de João Pessoa (UMTI).
Kleber Marques, secretário de Integridade, Governança e Prevenção à Corrupção, destacou a importância de participar de um evento com esse alcance, para levar aos cidadãos e aos jovens, o que é o Programa de Integridade, Compliance e Governança do Município de João Pessoa – Farol.
“O Farol busca promover uma cultura íntegra, orientar o comportamento dos agentes públicos de forma a alinhá-los ao interesse público, com responsabilidade social e ambiental para garantir que as políticas públicas sejam atendidas de forma efetiva.”, frisou.
Kleber Marques destacou ainda a parceria com a UMTI. “A Unidade de Tecnologia é um grande parceiro da nossa Secretaria, por está alinhado aos valores da SEIG, juntos estamos aplicando novas tecnologias como uso de IA, com ética e integridade para a melhoria da governança e do serviço público”, completou.
Conformidade – Bruno Crispim, diretor da Unidade de Tecnologia (UMTI), destacou o trabalho ao lado da SEIG, que resultou no convite para participar do evento, em parceria com a UMTI.
“Desde o início, estamos trabalhando juntos da SEIG por entendermos que é necessário estar em conformidade com o modo que deve ser executado o serviço público. É importante também consultar a SEIG nas questões de compliance, sobretudo, no que diz respeito à inteligência artificial. Estamos executando vários trabalhos juntos também. Seja na área da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), seja na criação e desenvolvimento de um ‘chat GPT’, que a Prefeitura pretende criar”, pontuou.
A estudante de Campina Grande, Germana Liz, de 16 anos, disse estar impressionada com as novidades a que foi apresentada no evento. “Eu vim ao evento com um grupo de amigos de João Pessoa e não esperava encontrar tanta informação nova. Esse tipo de evento deveria ser levado para todas as cidades da Paraíba”, sugeriu.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A organização do evento na Capital paraibana ficou a cargo da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec).

