Neste domingo (2), Dia de Finados, milhares de pessoas visitaram os cemitérios públicos de João Pessoa para prestar homenagens aos familiares e amigos falecidos. A Prefeitura de João Pessoa, numa ação que envolveu várias pastas da gestão, realizou uma preparação especial nos espaços para receber um grande número de visitantes.
A ação de zeladoria foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que contou com o apoio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria (Sesuz) nos serviços realizados nos cemitérios Senhor da Boa Sentença (Varadouro); Santa Catarina (Bairro dos Estados); São José (Cruz das Armas); e Cemitério do Cristo Redentor (Cristo).
“Durante todo o mês de outubro fizemos uma ação contundente, minuciosa, acompanhando de perto todos os detalhes que precisavam ser renovados, revitalizados nos cemitérios da Capital. Fizemos um trabalho enorme do que diz respeito à supressão de árvores mortas, de raízes mortas que estavam danificando os túmulos, fizemos podas de árvores, capinação, pintura interna e externa, melhoria da acessibilidade e na parte elétrica. Esse trabalho foi realizado com o apoio de várias secretarias e estamos felizes com o resultado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti.
Desde as primeiras horas do dia, os visitantes compareceram aos cemitérios públicos, que ficarão abertos até as 18h. Uma grande programação foi montada, com missas sendo celebradas em vários horários durante todo o dia. No Cemitério Senhor da Boa Sentença, uma missa foi comandada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson, que contou a presença de centenas de pessoas.
O servidor público Carlos Alberto Donato foi até o Cemitério Senhor da Boa Sentença acompanhando de sua mãe. Segundo ele, é uma tradição fazer essa visita ao túmulo dos entes queridos no Dia de Finados. “Embora a gente tenha a consciência de que eles não sem encontram mais nesse local, é um ritual que a gente mantém de vir aqui pelo menos uma vez ao ano para fazer uma homenagem”, contou.
Fabiana Fernandes, que reside no Castelo Branco, acordou cedinho neste domingo e foi até o Cemitério Santa Catarina visitar o túmulo dos pais. “Hoje é um dia especial para homenagear os meus queridos pais que não estão mais aqui. É uma forma de me sentir perto deles”, contou Fabiana.
Comércio movimentado – A comerciante Yasmin Ribeiro, que trabalha há três anos vendendo flores no Dia de Finados, destacou que a procura estava boa em sua tenda no Cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados. Segundo ela, as espécies mais procuradas pelos visitantes são as rosas vermelhas e brancas e flores do campo.
“Eu tenho rosas a partir de R$ 5 e arranjos a partir de R$ 10. Temos flores e rosas de todos os gostos e bolsos, só não podemos perder o cliente. Estou animada com o movimento”, contou Yasmin.
Segurança –A segurança foi reforçada nos cemitérios públicos, neste Dia de Finados, por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), e da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), com o objetivo de assegurar tranquilidade durante todo o período. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) também deu apoio garantindo a fluidez no trânsito.
Programação religiosa:
Cemitério Senhor da Boa Sentença (Varadouro)
16h – Missa com o Padre Wancelei Cunha de Oliveira
Cemitério Santa Catarina (Bairro dos Estados)
16h – Missa com o Padre Daniel
Cemitério São José (Cruz das Armas)
16h – Missas com o Padre Júnior Bezerra e Padre José Lucas
Cemitério do Cristo Redentor (Cristo)
16h – Missa com o Frei Regildo Piedade, realizadas na Comunidade Cristã São Francisco, que fica ao lado do Cemitério do Cristo, na Rua Presidente Nereu Ramos, número 1.414.

