O Festival Curta Campo Grande 2025 acontece de 11 a 15 de novembro e promove uma série de ações formativas gratuitas para realizadores de Mato Grosso do Sul. A programação inclui o 2º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem, a Aula Magna com o diretor Fernando Coimbra e a Palestra “Distribuição e Internacionalização de Curtas” com Ailton Franco.
As atividades reforçam o papel do festival como espaço de formação, troca de experiências e valorização da produção audiovisual local. O evento conta com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal, com execução da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).
Formação e experimentação
Os participantes apresentam seus projetos a uma banca de especialistas. O projeto selecionado receberá mentoria exclusiva do programa Paradiso Multiplica, do Projeto Paradiso.
O Laboratório de Projetos de Curta-Metragem será realizado no dia 13 de novembro. Voltado a realizadores do Estado, o laboratório acontece no formato de pitching.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de outubro, pelo seguinte link: https://forms.gle/ATdoHRg3mS7jeLc96
Aula Magna com Fernando Coimbra
O diretor Fernando Coimbra, conhecido por filmes como O Lobo Atrás da Porta e séries como Narcos (Netflix), é o convidado da Aula Magna de Direção Cinematográfica.
Ele compartilha experiências no cinema autoral e em grandes produções, destacando o papel da experimentação:
“O curta-metragem é um grande laboratório. Façam filmes de todos os tamanhos — é assim que vocês encontram a própria voz.”
Distribuição e internacionalização de curtas
O festival também promove a Palestra com Ailton Franco, diretor do Festival Curta Cinema, um dos mais importantes do gênero na América Latina.
Com mais de três décadas de atuação, Ailton fala sobre estratégias de distribuição de curtas-metragens, e os caminhos para alcançar festivais nacionais e internacionais.
Com essas ações, o Curta Campo Grande fortalece a formação de público, incentiva o pensamento crítico e apoia o desenvolvimento profissional no audiovisual sul-mato-grossense.
O festival é uma realização da Corixo Produções. Tem apoio da Fundação de Turismo de MS, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Governo do Estado de MS e Paradiso Multiplica, além de parcerias com a Aliança Francesa, Capivas Cervejaria, TransCine – Cinema em Trânsito e Projeto Paradiso.
Mais informações: festivalcurtacampogrande.com
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra uma formação de curta metragem.


