Na noite desta sexta-feira (7), Campo Grande foi palco da 1ª edição da Cidade da Juventude, evento promovido pela Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv) em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande. A estreia foi marcada por muita animação, interatividade e um público numeroso, que lotou o espaço e acompanhou de perto diversas atrações culturais e tecnológicas.
A abertura oficial contou com a energia contagiante do Flash Mob Dançaê, que movimentou o público e deu início às apresentações culturais do projeto. Logo após, autoridades municipais participaram da cerimônia de abertura, reforçando a importância do espaço para a juventude campo-grandense.
A noite seguiu com shows que embalaram a plateia: o grupo Pagode 67 levantou o público com grandes sucessos, e logo depois o grupo Sampri encerrou o primeiro dia com muito samba e alegria. Fazendo todos cantarem e dançarem até o fim das atrações.
Além dos shows, o público pôde visitar os estandes montados por apoiadores, entidades públicas e privadas, cooperativas e universidades, que apresentaram projetos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos jovens. Um dos grandes destaques foi a carreta tecnológica 4.0 do Senai, que levou inovação e experiências interativas em tecnologia para o espaço.
Entre os órgãos presentes, o Detran-MS marcou presença com ações educativas e de conscientização. A servidora Lidiana Freitas destacou a importância de aproximar a instituição do público jovem. “É uma satisfação para o Detran-MS participar do Cidade da Juventude, um evento que promove o protagonismo juvenil e estimula a reflexão sobre o futuro, a inovação e a cidadania. Participar é uma oportunidade importante para o Detran-MS dialogar diretamente com o público jovem, aproximando a instituição da comunidade e fortalecendo a cultura de paz e respeito no trânsito”, afirmou.
O secretário da Juventude, Paulo Lands, ressaltou a relevância da realização do evento, que tem como base três pilares fundamentais: educação, tecnologia e cultura.“A Cidade da Juventude nasceu com o propósito de ser um espaço de oportunidades e experiências. Queremos que os jovens se reconheçam aqui, tanto na formação educacional, quanto na vivência tecnológica e cultural. Esse evento é o início de um novo ciclo de incentivo e valorização da juventude de Campo Grande”.
O evento contou ainda com presença de autoridades municipais, representantes de entidades sociais, lideranças comunitárias e parlamentares que reforçaram o compromisso com políticas públicas para a juventude.
Quem passou pela Cidade da Juventude aprovou a iniciativa, A estudante Maria Giullia Piiccinin, de 21 anos, destacou o quanto o evento foi importante para os jovens da cidade: “Eu acho que tá sendo um evento muito legal. Agradeço à prefeitura por estar fazendo esse tipo de evento para nós estudantes. Todo mundo pode visitar, mas nós estudantes também vamos se identificar mais. Tá tendo várias atividades, o pessoal pode vir, visitar e conhecer um pouco. Eu falo para todas as faixas etárias virem conhecer, tanto criança, quanto adolescente ou adultos”, disse.
Já Bruna de Lima, de 25 anos, que levou a filha para prestigiar o evento, também elogiou a iniciativa e destacou a importância de proporcionar espaços de lazer e convivência para toda a família. “Está tudo muito organizado e cheio de atividades. Trouxe minha filha para aproveitar e acho muito importante ter esse tipo de evento que valoriza a juventude e envolve toda a comunidade”, contou.
A programação repleta de cultura, inovação e oportunidades da Cidade da Juventude vai até domingo (09) a partir das 15h.

