Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Secretária de Saúde de Bonito destaca experiência do município em fórum regional sobre atuação do pediatra na Atenção Primária

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Por MRNews

A secretária de Saúde de Bonito, Ana Carolina Colla, e o médico pediatra Ivan Akucevikius, que também é presidente do Conselho Estadual de Pediatria de Mato Grosso do Sul, participaram no dia 31 de outubro do Fórum Virtual da Região Centro-Oeste, promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O evento, realizado de forma remota, teve como tema “Pediatra na Atenção Primária: qualidade desde o primeiro contato” e reuniu 663 participantes, entre gestores e profissionais de saúde de todos os estados da Região Centro-Oeste, para discutir a importância da presença do pediatra na Atenção Primária à Saúde (APS) e seu impacto na qualidade do cuidado infantil.

Durante o fórum, Ana Carolina Colla apresentou a experiência de Bonito, um dos poucos municípios do país que mantém pediatras atuando de forma contínua e integrada dentro das unidades de Atenção Primária à Saúde.

Governo de MS investe mais de R$ 6,6 milhões em obras de infraestrutura e esporte em Bodoquena

Vibe jovem toma conta da Capital na 1ª edição da Cidade da Juventude – CGNotícias

“Quando falamos sobre a importância do pediatra na Atenção Primária, Bonito tem procurado ser um exemplo vivo e concreto de como essa presença transforma a linha de cuidado infantil. Somos um município do Brasil que mantém pediatras atendendo dentro das unidades de Atenção Primária à Saúde, de forma contínua e integrada com as equipes multiprofissionais”, destacou a secretária.

Segundo ela, os resultados têm sido bastante positivos, com aumento da resolutividade dos atendimentos, redução das filas de encaminhamento para o nível especializado e ampliação na detecção precoce de transtornos do desenvolvimento e doenças crônicas na infância.

O pediatra, inserido na rotina das famílias, acompanha o crescimento e o desenvolvimento das crianças desde o nascimento, participa de grupos de gestantes, atua na puericultura e no acolhimento materno-infantil. Essa presença fortalece o vínculo entre famílias e equipes de saúde, permitindo o acompanhamento longitudinal e integral da criança, além de reduzir desigualdades de acesso, especialmente em áreas rurais e de vulnerabilidade social.

Durante o evento, o Dr. Ivan Akucevikius também ressaltou a importância do pediatra dentro da Atenção Primária, destacando a experiência de Bonito como referência em Mato Grosso do Sul.

Modelo de Municipalismo Ativo vira marca do Governo e acelera obras, serviços e inclusão social em todo o MS

Em 2 meses, Seprodes atende 36 propriedades rurais em Bonito – Prefeitura Municipal de Bonito

A secretária enfatizou ainda o papel formativo do pediatra na APS, contribuindo para a educação permanente das equipes e orientando enfermeiros, agentes comunitários e outros profissionais no cuidado compartilhado.

“Mais de 95% dos pediatras reconhecem a importância da APS, e em Bonito isso se traduz em prática: a atenção integral à infância e à adolescência só é possível quando o pediatra faz parte da porta de entrada do SUS, lado a lado com as famílias, com a comunidade e com as equipes da Estratégia Saúde da Família. É um investimento que fortalece políticas públicas, promove equidade e garante um cuidado mais humano e efetivo às nossas crianças e adolescentes”, concluiu Ana Carolina.

A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue investindo na qualificação e ampliação dos serviços da Atenção Primária, promovendo a saúde e o cuidado integral às famílias bonitenses.

Sair da versão mobile