Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Projeto ‘Viva o Centro com Música’ inicia nova temporada nesta quinta-feira

A Prefeitura de João Pessoa, por meio das secretarias de Turismo (Setur) e de Ciência e Tecnologia (Secitec) e em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec-JP), celebra mais uma edição do projeto ‘Viva o Centro com Música’, retornando as apresentações no Centro Histórico da Capital a partir desta quinta-feira (13). A programação, totalmente gratuita, começa às 17h30, no Centro Cultural São Francisco (CCSF).

Nesta nova temporada, as apresentações vão acontecer nas quartas, quintas e sextas-feiras, no CCFS e também na Academia Paraibana de Letras (APL). O público poderá acompanhar a programação por meio das redes sociais do projeto – @vivaocentrocommusica.

Nesta edição, o público poderá desfrutar de duas apresentações especiais: o grupo Curta Ópera, que leva ao palco trechos consagrados do repertório lírico em formato acessível e encantador, e o Rubacão Jazz, que apresenta arranjos vibrantes e autorais, unindo o jazz a ritmos regionais nordestinos.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, o ‘Viva o Centro com Música’ reafirma o compromisso da gestão municipal em promover a integração entre inovação, cultura e cidadania. “Queremos que o Centro seja cada vez mais um território vivo, onde a população possa vivenciar experiências culturais e tecnológicas em harmonia com o patrimônio histórico da cidade”, destacou.

A coordenadora do projeto, Jamile Paiva, comentou que a iniciativa tem como propósito reocupar os espaços históricos do Centro com arte e música, estimulando a circulação de pessoas e o reconhecimento do valor simbólico e cultural dessa região. Os grupos que se apresentam no projeto ‘Viva o Centro’ são compostos por estudantes do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Curta Ópera PB – É um grupo de canto lírico paraibano que surgiu em 2024, após apresentações no ‘Viva o Centro com Música’. Este é formado pelos cantores Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo e Eduardo Cunha Lima e dois pianistas selecionados a cada temporada. O grupo é conduzido pelo professor e maestro Carlos Anísio. As apresentações da ópera acontecem sempre na nave central do CCSF, com repertório composto por música de câmera.

Nesta quinta-feira (13), em especial, se apresentam o pianista Daniel Seixas e os cantores sopranistas Kleiton D’Araújo e Izadora França, além do tenor Leonardo Domingos. No repertório, árias famosas do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) e óperas brasileiras, acompanhadas de canto e piano e a tradicional Ave Maria do vienense Franz Peter Schubert.

Rubacão Jazz – O maestro da Big Band, Alexandre Magno, comentou que fará a abertura desta temporada seguindo a sua tradição de interpretar clássicos do Jazz, como aquelas composta pelo trombonista, compositor e maestro Gleen (jazz da Costa Leste). É um Jazz mais recente, tendo como foco os solistas trombonistas, a música paraibana do maestro Vilor e a música brasileira escrita pelo trombonista americano John Fedchock. Para o encerramento, clássicos do frevo.

A Rubacão Jazz tem formato ‘combo’ e é um termo que nos remete a uma combinação básica de instrumentos para a execução de temas de jazz: bateria, contrabaixo e piano ou algum outro instrumento harmônico. A partir desta sólida formação em trio, outros instrumentos podem integrar o combo a fim de executar tanto melodias clássicas quanto regionais, fazendo uso de improvisos e variações, características típicas da linguagem do jazz.

Projeto – O ‘Viva o Centro com Música’ é também parceiro do projeto ‘Viva o Centro a Pé’, um programa da Prefeitura e do Centro Cultural São Francisco, que tem o objetivo de visitar, junto com os guias do Centro Cultural, os lugares históricos de João Pessoa, a exemplo do próprio CCSF, Igreja do Carmo, Igreja da Misericórdia, Hotel Globo, Catedral Basília de Nossa Senhora das Neves, Mosteiro de São Bento e ruas e avenidas do Centro antigo. O programa inclui também projetos como a requalificação do calçamento e iluminação, a restauração de edifícios históricos e a realização de eventos culturais, como shows e feiras.

Serviço

Evento: Viva o Centro com Música – Viva o Centro a Pé

Estreia da temporada: Quinta-feira (13) ;

Hora: 17h30;

Local: Centro Cultural de São Francisco – Centro Histórico;

Entrada: Gratuita;

Atrações: Curta Ópera e Rubacão Jazz.

Sair da versão mobile