NOTÍCIAS

Secretária de Educação de João Pessoa leva música e arte para escolas da rede de ensino

A música e arte circense fizeram a alegria dos alunos da Escola Municipal Américo Falcão, no bairro do Cristo Redentor, nesta terça-feira (11). A ação realizada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas, contou com a Orquestra da Sedec e o Palhaço Coceirinha que apresentaram o espetáculo ‘O palhaço que não gostava de música’.

“Poder estar aqui, nesta unidade, onde a gente está fazendo esse espetáculo, unindo teatro e música associados, para trazer alegria para essa meninada é muito gratificante. Tivemos uma manhã belíssima, onde a gente sorriu e o sorriso traz a alegria e vai diminuindo o peso do dia a dia. Muita gratidão a todos e a todas que fazem isso acontecer. O nosso prefeito Cícero Lucena diz que se a meninada quer, é para fazer”, disse a secretária de Educação, América Castro.

O espetáculo iniciou com a Orquestra da Sedec tocando músicas de desenhos animados. Em seguida o Palhaço Coceirinha entrou em cena levando a alegria para todos os alunos.

O espetáculo conta a história dO Palhaço Coceirinha, que é uma pessoa que não gosta de música. Mas depois, a cada peça executada pela orquestra, ele vai se encantando pela música. No final do espetáculo o palhaço fica sensível ao som dos instrumentos, ao som da música, porque ele vai recordando momentos de quando era criança, momentos com a mãe, o pai e a avó, das brincadeiras que ele ouvia no circo. Tudo de forma bastante lúdica. Então a música vem trazendo para as crianças essa sensibilidade infantil, de uma forma mais lúdica.

“Toda a minha vida eu estudei em escola pública, na escola Municipal Augusto dos Anjos. E eu fui contemplado em ter o contato com a música na escola. Então, hoje eu vejo que a música nas escolas é muito importante, exatamente porque esse momento de hoje vai ficar na memória das crianças. É muito gratificante poder ver as crianças interagindo comigo, com a orquestra, com a música”, disse o professor de Educação Física, Jacson Lima da Silva, intérprete do palhaço Coceirinha.

As crianças também participaram das brincadeiras e puderam interagir, como o caso da aluna do 3º ano do Fundamental I, Ana Bárbara. O Palhaço Coceirinha esticou uma corda no chão e a aluna precisou atravessar como se estive em uma corda bamba. “Foi muito legal. Eu fiquei sem entender um pouco no começo, mas eu só entendi que era para passar pela corda. Eu também achei muito bom quando a Orquestra tocou a música da Pantera Cor-de-Rosa”, disse a aluna.

A próxima apresentação será nesta quinta-feira (13), às 9h30, na Escola Municipal Ativa Integral Santos Dumont, bairro do Varadouro.

Ver, assim, no olhar das crianças e entender realmente que a música faz a diferença na vida da gente é muito bom. Já visitamos a Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato e Hugo Moura. Além da EMAI Santos Dumont e ainda teremos no dia 18 de desse mês a Escola Municipal Moema Tinoco, no bairro do João Paulo II”, explicou o diretor da Seção de Bandas da Sedec-JP, Rômulo Albuquerque.