Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Governo de Minas vistoria obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que avançam dentro do cronograma

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizou, nesta sexta-feira (14/11), uma vistoria técnica às obras do Hospital Regional de Governador Valadares (HRGV). O empreendimento, um dos cinco hospitais regionais em construção no estado, segue com o cronograma em dia e apresenta avanços significativos em diversas frentes de serviço.

Com previsão de conclusão para o início de 2026, o hospital beneficiará cerca de 700 mil pessoas de 51 municípios, levando atendimento de média e alta complexidade para mais perto da população das regiões Leste e do Vale do Rio Doce.

 








 
 
   
   


A unidade contará com leitos de UTI, centro cirúrgico, pronto atendimento e serviços especializados de urgência e emergência.

Durante a vistoria, o governador e os titulares das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Saúde (SES-MG), acompanharam o progresso das intervenções, que apresentam ritmo acelerado e resultados concretos.

“A partir de janeiro, faremos as tratativas para a compra de equipamentos do hospital, com recurso já garantido. A nossa expectativa é que em meados do próximo ano, no segundo semestre, o primeiro paciente entre aqui e já comece a fazer essa transformação da saúde na região”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, destacou que o acesso ao hospital também já está em obras. “Podemos assegurar que vamos ter esse hospital entregue para a população com o vias de acesso seguras e que façam com que os pacientes cheguem o mais rápido possível para o atendimento”, enfatizou.

Entre os principais avanços observados na vistoria estão:

  • Adequações nas estruturas de prevenção e combate a incêndio, que vão garantir mais segurança; 
  • Construção dos reservatórios de água e implantação dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário, fundamentais para o funcionamento autônomo e sustentável do hospital; 
  • Novas frentes de acabamento, incluindo a instalação de forros, portas e a aplicação da primeira demão de pintura em diversos setores; 
  • Continuidade das instalações elétricas, de climatização, dados e combate a incêndio, que seguem em fase de integração; 
  • Início da instalação de equipamentos de cozinha industrial, como câmaras frias e coifas, preparando a estrutura para a fase de montagem final.

O ritmo das obras reforça o compromisso do Governo de Minas em garantir a entrega do hospital dentro do prazo, com qualidade e eficiência. 

Investimentos

Os investimentos para as obras do Hospital Regional de Governador Valadares somam R$ 85 milhões. A compra de equipamentos e a finalização das obras fazem parte das ações de reparação na Bacia do Rio Doce, em razão dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

Perfil assistencial

O Hospital Regional de Valadares vai contar com 226 leitos. São 15 de internação pediátrica, dez leitos de internação semi-intensivos, 40 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 161 de enfermaria, além de nove salas de cirurgia.

O hospital vai oferecer atendimento de urgência e emergência e um pronto-atendimento com 20 leitos para observação e sete consultórios, e ambulatório com oito consultórios.

Haverá serviço de diagnóstico de imagem e terapia, com duas salas de tomografia, uma de ressonância, duas de hemodinâmica, duas de raio-x, duas de ultrassom, duas de endoscopia e duas de eletrocardiograma.

A unidade terá ainda cirurgia geral de alta e média complexidade em ortopedia, traumatologia, cardiovascular, cabeça e pescoço, plástica e bucomaxilo, além de assistência integral na linha de cuidado em neurologia em casos de AVC agudo, AVC crônico e neurocirurgia.