Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Estado colhe resultados de políticas públicas e marca PIB histórico, diz secretário Walter Carneiro Júnior

“Mato Grosso do Sul encerrou 2023 com o maior crescimento econômico de sua história recente: 13,4%, segundo dados divulgados pelo IBGE. O desempenho coloca o Estado entre os que mais avançaram no país, com um resultado quase quatro vezes superior ao PIB nacional, que ficou em torno de 3,2%, e também acima do ritmo de expansão da China, estimado em aproximadamente 4% no período”, destacou o secretário de Estado da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, em entrevista à rádio FM Cidade.

O número, apelidado pelo Governo estadual de “Pibão”, consolida Mato Grosso do Sul como um dos principais protagonistas da economia brasileira.

O salto no PIB reflete a estratégia do Governo de diversificar a economia e ampliar a competitividade do Estado. Entre os setores que mais contribuíram para o crescimento estão a agropecuária, insdustria de transformação e o setor de serviço, que segue sendo o maior componente dos avaços do Estado.

“Além da força dos setores produtivos, o Estado vive um ciclo de investimentos privados sem precedentes”, explicou o secretário, citando os grandes projetos industriais, como as duas maiores plantas de celulose do Brasil em construção — Bracell (Bataguassu) e Arauco (Inocência), que movimentam a economia regional e ampliam a geração de emprego e renda.

walter Carneiro Júnior destaca avanços de MS

Outro grande aliado aos desempenho positivo, segundo o Governo do Estado, são as parcerias com prefeituras, bancada federal, Assembleia Legislativa e União que ampliaram a capacidade de entrega e geraram ambiente favorável aos negócios.

“Essa união tem garantido estabilidade, segurança jurídica e ambiente favorável para novos investimentos e tem papel fundamental na viabilização de obras e projetos”, completou.

Outro destaque é o MS Ativo – Municipalismo, programa que leva obras de pavimentação, saneamento e infraestrutura diretamente aos municípios. Parte das cidades já alcançou 100% de asfalto e saneamento, e as intervenções continuam avançando até 2026. Segundo o Governo, esses investimentos locais foram decisivos para impulsionar o ciclo de crescimento que resultou no “Pibão”.

Walter Carneiro Júnior destacou que os investimentos do MS Ativo geraram dinamismo econômico direto nas cidades, mobilizando a construção civil, ampliando a circulação de renda e criando condições para que os indicadores econômicos disparassem.

Desenvolvimento contínuo

Para os próximos anos, o Estado prevê manter o ciclo de investimentos públicos e privados, qualificando mão de obra, expandindo educação integral e fortalecendo a competitividade regional.

“A economia sul-mato-grossense vive um momento singular. O resultado do PIB é reflexo do trabalho conjunto e de uma política pública que chega onde precisa chegar: nos municípios e na vida das pessoas”, finalizou Walter Carneiro Junior.

Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Fotos: Afrânio Pissini/Casa Civil