Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Prefeitura de Nova Iguaçu e Marinha do Brasil firmam parceria para qualificação profissional de jovens em área de vulnerabilidade social

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Prefeitura de Nova Iguaçu e Marinha do Brasil firmam parceria para qualificação profissional de jovens em área de vulnerabilidade social




A Prefeitura de Nova Iguaçu, em uma iniciativa estratégica para promover a inclusão social e o desenvolvimento de jovens em áreas de vulnerabilidade, formalizou nesta segunda-feira (24) uma parceria inédita com a Marinha do Brasil. O acordo visa oferecer 400 vagas em cursos técnicos profissionalizantes gratuitos, como parte de um esforço conjunto para ampliar o acesso à educação e ao mercado de trabalho na região.

A assinatura do termo de compromisso ocorreu no Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, e contou com a presença do prefeito Dudu Reina e do Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas Vianna Braga. A iniciativa é direcionada prioritariamente aos jovens do Km 32, uma localidade que receberá investimentos focados em capacitação e novas oportunidades.

 

“Estamos abrindo portas e criando um horizonte de possibilidades para muitos jovens. Estes cursos oferecem uma formação ampla e demonstram que é possível sonhar com o futuro. O apoio da Marinha do Brasil, da Unirio e de todos os parceiros reforça a importância estratégica deste projeto. O Km 32 é uma região que necessita de investimento e oportunidades, e é exatamente isso que estamos levando: educação, capacitação e portas abertas para os nossos jovens”, destacou o prefeito Dudu Reina.

Os interessados poderão se inscrever nos cursos de informática, operação de drones, mídias sociais e preparação para carreiras militares, que abrirão novas turmas no próximo ano. As aulas serão ministradas nos quartéis CIAMPA e Tonelero, localizados na Avenida Brasil, em Campo Grande, instalações reconhecidas pela excelência na formação de Fuzileiros Navais. As inscrições abrem em março de 2026 e deverão ser feitas presencialmente no CRAS Águas de Guandu, no bairro Jardim Paraíso.

O projeto conta ainda com a colaboração da Pastoral do Menor, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da ONG Promacon, o que fortalece sua base pedagógica e seu alcance social.

Elaine Medeiros, secretária municipal de Assistência Social, ressaltou a importância da colaboração interinstitucional. “Este é um projeto de qualificação profissional focado nos jovens do Km 32. Graças ao apoio dos parceiros, conseguimos ampliar o acesso para a população de Nova Iguaçu como um todo e já estamos construindo novas parcerias para 2026, sempre com o objetivo de levar mais oportunidades e formação de qualidade”, concluiu.

 

Sair da versão mobile