A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), está com inscrições abertas para a oficina ‘Encanta Cordel’, que será ministrada pela cordelista Claudeth Gomes. Os interessados podem se inscrever no link bit.ly/oficina_cordel. A oficina vai atender duas turmas, uma na próxima terça-feira (9) e outra na quarta-feira (10), das 14h às 15h30. As vagas são limitadas.
“Essa ação faz parte de uma política que desenvolvemos na Funjope para estimular a capacitação das pessoas para o campo das artes em todas as linguagens. Estamos focando, desta vez, na literatura de cordel. Nós sempre fazemos oficinas em diversas áreas e agora estamos potencializando a literatura de cordel que, inclusive, já estimulamos e tem toda uma política de atuação junto aos cordelistas em diversos momentos em João Pessoa. Nós fazemos Feira de Cordel no São João, na Festa das Neves, e o nosso trabalho é no sentido de acolher e potencializar essa literatura de perfil popular, mas que tem uma história e uma identidade muito fortes em João Pessoa e na Paraíba”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
A cordelista Claudeth Gomes, que também é poeta e educadora, com experiência em práticas literárias, escrita criativa e mediação cultural, explica como será esse momento: “A oficina se chama Encanta Cordel justamente porque temos o objetivo de encantar os cursistas por esse gênero literário, pela sua musicalidade, sua estrutura de métrica, rima e oração. Nós vamos ofertar uma oficina que vai desde a parte teórica, historiando um pouco do contexto em que surge o cordel, até os dias atuais, e vamos praticar a escrita deste gênero”.
Toda pessoa interessada no gênero literário do cordel pode se inscrever. A ministrante acrescenta que não foi estipulada faixa etária, já que a ideia é praticar, porque o cordel vem da oralidade.
“A expectativa é que possamos encantar os participantes para que eles possam ampliar os seus olhares para a literatura de cordel. A Funjope vai ofertar um certificado aos participantes”.
A ação vai oferecer uma vivência educativa e criativa, na qual o contexto histórico do cordel será apresentado. Os participantes serão convidados a experienciar a construção literária por meio de uma metodologia lúdica e acessível.


