Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) contará com Estação de Telessaúde em parceria com Ministério da Saúde e Sesi-SP – Agência de Notícias



3 de dezembro de 2025

10:51

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)

Projeto atenderá 2 mil profissionais da indústria de Sorocaba e Região

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com o Ministério da Saúde e Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), iniciou a instalação de uma Estação de Telessaúde. Trata-se de uma plataforma móvel que ofertará exames médicos preventivos da saúde do trabalhador para 2 mil profissionais da indústria de Sorocaba e Região. A previsão de início de atendimento é para fevereiro de 2026.

O anúncio foi feito pelo presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, durante cerimônia de acolhimento do programa Mais Médicos, na última quinta-feira (27), no PTS. “Essa é uma ótima novidade. Fomos escolhidos pelo Departamento Nacional do Sesi para sermos contemplados com um ambiente que servirá para uso de telemedicina e pesquisas em saúde do trabalhador. Agradecemos pela confiança em incluir o Parque Tecnológico nessa parceria com o Sesi, que leva modernidade para o setor de saúde também”, pontuou.

José Miranda, especialista em Saúde Corporativa do Sesi-SP, destacou a importância da iniciativa. “Inicialmente, funcionará como um projeto de pesquisa para validar a aplicação de telemedicina na saúde do trabalhador. As consultas remotas serão realizadas por médicos residentes da Universidade de São Paulo (USP), voltados à estratégia de saúde do trabalhador”, destacou.

O espaço conta com telas, câmeras, aclimatação adequada, iluminação ultravioleta, dispositivos integrados para coletar sinais vitais dos pacientes. Há também sala de reunião, dois consultórios para atendimento presencial e estrutura para novos atendimentos digitais.

O serviço começa em fevereiro e nada impede que haja ampliação para outros atendimentos multiprofissionais, como: nutrição, endocrinologista, cardiologista, entre outros”, concluiu Miranda.