Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Escuta territorial e ações para garantir direitos dos usuários do SUS são destaques do Conselho Municipal de Saúde

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Fortalecimento da escuta territorial, tendo como referência o trabalho realizado junto aos moradores do bairro Alto do Mateus, e ações para garantir os direitos de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente idosos, mulheres, população LGBTQIA+ e negra. Essas foram algumas das atividades realizadas pelo Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa (CMS-JP) ao longo de 2025.

O órgão foi criado justamente para garantir a participação da comunidade (controle social) na gestão do SUS, formulando, fiscalizando e controlando as políticas de saúde, incluindo os aspectos financeiros, econômicos e os planos de saúde, analisando e aprovando relatórios de gestão e a prestação de contas.

Mariah Marques, presidente do CMS-JP, ressaltou que se trata de um órgão paritário entre usuários, trabalhadores, governo e prestadores de serviço, atuando para que as decisões atendam às necessidades reais da população local, como prevê a Lei 8.142/90.

“Além das fiscalizações realizadas, promovemos diversas conferências territoriais, abordando temas essenciais como a saúde da pessoa idosa, da população LGBTQIA+, da população negra e da mulher. Essas conferências tiveram como objetivo principal ouvir a população em seus territórios e coletar propostas para a construção do Plano Municipal de Saúde”, destacou.

O Conselho também foi parte integrante das formações oferecidas pelo Programa Participa+, do Conselho Nacional de Saúde, que são extremamente importantes para membros, lideranças sociais e para a gestão, pois ampliam o entendimento sobre participação social e fortalecem a atuação política e democrática em diferentes territórios.

“Muitas vezes, percebemos que os problemas enfrentados em João Pessoa também ocorrem em outras cidades, às vezes até de forma mais acentuada. Por isso, a troca de experiências entre conselhos e municípios é sempre boa, inclusive com a participação de representantes do Norte do Brasil, especialmente do Amazonas, onde essa troca se mostrou muito rica”, acrescentou Mariah Marques.

Eventos – O CMS-JP apoiou diversos eventos e iniciativas, como encontros da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (Renafro) e ações voltadas para a saúde da população LGBTQIA+. Outro destaque foi o fortalecimento da escuta territorial, tendo como referência o trabalho realizado no bairro Alto do Mateus, uma experiência relevante e inspiradora. Além disso, aconteceram investimentos em propostas de formação dentro das unidades de saúde, buscando qualificar ainda mais o diálogo e o exercício do controle social.

“Encerramos 2025 com o sentimento de missão cumprida. E, para 2026, seguiremos focados na discussão e eventual aprovação do Plano Municipal de Saúde, sempre com ampla participação da sociedade civil”, frisou a presidente.

Canais com a população – O Conselho Municipal de Saúde funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, localizada à Avenida Júlia Freire, s/n, Torre. O endereço do Instagram é o @conselhodesaudejp.

Sair da versão mobile