NOTÍCIAS

Prefeitura mobiliza secretarias na organização do ‘Celebra João Pessoa’, que terá Frei Gilson como atração

A Prefeitura de João Pessoa apresentou, nesta quinta-feira (18), os detalhes da primeira edição do ‘Celebra João Pessoa’, evento católico que será realizado no próximo dia 27 no Busto de Tamandaré, na Orla de Tambaú. A programação é promovida em parceria com a Arquidiocese da Paraíba e terá como principal atração o sacerdote Frei Gilson. A estimativa das forças de segurança é de um público de até 300 mil pessoas. O evento começa às 14h e também terá como atrações os padres Bruno Costa, Nilson Nunes, Puan Ramos e Sandro Santos, além da Madre Germana.

Durante coletiva realizada na sede da Arquidiocese da Paraíba, representantes da gestão municipal detalharam o planejamento integrado das secretarias municipais para garantir estrutura, mobilidade urbana, segurança, saúde, limpeza e acolhimento ao público.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, destacou o esforço conjunto da Prefeitura para receber fiéis de João Pessoa, da Paraíba e de outros estados do Nordeste. “A Prefeitura se organizou para acolher essa multidão com o trabalho integrado da Funjope, Seinfra, Emlur, Sedurb, Saúde, Guarda Civil Metropolitana e das forças de segurança do Estado. A partir da orientação do prefeito Cícero Lucena, desenvolvemos esse método de trabalho junto com todas essas instituições e preparamos a cidade para receber esse público com tranquilidade e organização”, afirmou.

Segundo ele, o ‘Celebra João Pessoa’ integra o calendário de grandes eventos do período de fim de ano na Capital, que inclui a programação natalina, o Réveillon e o Festival Forró Verão.

Plano de mobilidade – O superintendente executivo de Mobilidade Urbana, Expedito Leite, informou que o plano de mobilidade seguirá o modelo adotado em grandes eventos realizados na Orla da cidade. “Teremos 100 agentes de mobilidade, 20 viaturas e bloqueios iniciando às 5h da manhã. Haverá áreas específicas para caravanas, reforço nas linhas de ônibus e viagens extras para atender a população”, explicou.

De acordo com Expedito, o monitoramento do trânsito será feito de forma presencial e por videomonitoramento, com câmeras da Semob-JP, da Guarda Civil Metropolitana e das forças estaduais. A orientação é para que o público utilize preferencialmente o transporte coletivo, táxis ou veículos por aplicativo.

Segurança – Representando a Polícia Militar da Paraíba, o tenente-coronel Alysson, comandante do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPtur), detalhou o esquema de segurança para o evento. “Os cálculos indicam que o Busto de Tamandaré comporta entre 250 mil e 300 mil pessoas, considerando a área disponível e a ocupação máxima. A operação está preparada para qualquer natureza de ocorrência”, afirmou.

Segundo ele, a Polícia Militar vai empregar 320 policiais, com apoio de viaturas, equipes da Rotam, Cavalaria, quadriciclos, pontos elevados de observação, bem como uma delegacia móvel da Polícia Civil. “A população pode ir com tranquilidade. A Polícia Militar estará presente para garantir a segurança de todos”, completou.

Programação e estrutura – O ‘Celebra João Pessoa’ terá início por volta das 14h, com momentos de louvor, oração e apresentações religiosas. Além de Frei Gilson, a programação contará com os padres Bruno Costa (Canção Nova), Nilson Nunes, Puan Ramos e Sandro Santos, além da Madre Germana. Frei Gilson será a última atração, com apresentação prevista para o início da noite.

Representando o Movimento Mãos de Maria, Josean Patrício explicou que a estrutura do evento contará com torres de delay distribuídas ao longo do espaço, munidos de telões para garantir visibilidade ao público, e com som e imagem simultâneos. Ele orientou os fiéis a chegarem preparados para o horário da tarde, com água e proteção contra o sol. O coordenador de pastoral, padre Márcio José, reforçou a recomendação, lembrando que muitos participantes costumam chegar cedo para acompanhar o evento.

Serviço – Celebra João Pessoa

Data: sábado, 27 de dezembro

Horário: a partir das 14h

Local: Busto de Tamandaré – Orla de Tambaú

Atrações: Frei Gilson, Padre Bruno Costa, Padre Nilson Nunes, Padre Puan Ramos, Padre Sandro Santos e Madre Germana