Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas inaugura Unidade Básica de Saúde em Várzea da Palma, no Norte de Minas 

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Em Minas Gerais, a saúde está cada vez mais perto da casa dos mineiros. Para ampliar o acesso aos serviços de atenção primária, o Governo estadual inaugurou, nesta sexta-feira (19/12), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosalina Lacerda de Almeida, no bairro Nova Esperança, em Várzea da Palma, no Norte de Minas. A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e contou com o investimento de quase R$ 2 milhões, reforçando a estrutura da Atenção Primária à Saúde (APS) no município. A nova UBS vai funcionar em sede própria, atendendo cerca de 2.500 pessoas. Além deste investimento, foram destinados ao Fundo Municipal de Saúde cerca de R$ 38,3 milhões para melhoria dos serviços de saúde.

Anteriormente, os serviços da unidade eram disponibilizados em um imóvel alugado. Com a limitação física, na antiga sede não eram disponibilizados todos os atendimentos básicos de saúde. O recurso para a construção da nova UBS foi disponibilizado por meio da Resolução SES/MG nº 8.753/2023, reforçando a estrutura da atenção primária no município, que apresenta cobertura de 121,25% de APS. 

Moradora do bairro Nova Esperança, a açougueira Patrícia Rodrigues, 48 anos, explicou que a dispensação de medicamentos, vacinação, acompanhamento odontológico e outros serviços eram oferecidos somente na UBS do bairro vizinho. “A gente precisava atravessar uma estrada perigosa e distante. Agora a gente vai ter todo o serviço em um só lugar”, afirmou.

Usuário dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), o funcionário público Jorge Souza, 68 anos, ressaltou a importância do acesso às demais especialidades de saúde. “A gente vai ter acesso à dentista e outros tipos de consultas. Isso vai ser muito bom pra saúde aqui do município”, comemorou. 

100% de cobertura da Atenção Primária

Durante a inauguração, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou o papel estratégico da Atenção Primária como prioridade para o fortalecimento do SUS em Minas Gerais. 

“Vamos chegar, no próximo ano, a 100% de cobertura da atenção primária. Hoje estamos com 98%. Temos mais de 350 novas unidades em construção no estado e a UBS não é um local de doença, mas de prevenção à saúde, de acolhimento e transformação da vida das pessoas”, disse.

A secretária municipal de Saúde de Várzea da Palma, Natália Cabral, enfatizou que a nova estrutura garante mais qualidade no atendimento à população. “Serão 878 famílias com acesso assegurado à atenção primária, além do horário ampliado de funcionamento, com UBS aberta até às 22 horas”, destacou.

Importância da Unidade Básica de Saúde

A UBS é a porta de entrada dos serviços de saúde, e o Governo de Minas está empenhado em ampliar esse acesso a todos os mineiros. São mais de 350 UBS em construção, reforma, ou que serão inauguradas em 2026. Boa parte delas são obras paralisadas em gestões anteriores, retomadas pelo atual governo.

A nova sede da unidade contará com serviços de acompanhamento do bebê e da gestante, consultas médica e odontológica, consultas de enfermagem, imunização, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exames preventivos, planejamento familiar, grupos de educação em saúde, entre outros.

 

Sair da versão mobile