Estão abertas as inscrições para adesão ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis 2026, iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) voltada à promoção da educação ambiental e humanitária para crianças de 10 a 12 anos. Em execução desde 2021, o programa tem como foco a formação cidadã desde os anos iniciais da educação básica.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 20/1, por meio do site da Semad, neste link.
Podem participar prefeituras municipais, consórcios intermunicipais e instituições de ensino privadas, para turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano. Em 2026, as escolas da rede privada também estão aptas a ingressar no programa.
Desde sua implementação, em 2021, a iniciativa já capacitou 1.558 professores, impactou 34.128 alunos, envolveu 805 escolas e alcançou 257 municípios em todas as regiões do estado.
Cidadania ambiental
A estratégia do programa envolve um conjunto de atividades pedagógicas que capacitam professores e sensibilizam estudantes sobre temas como consumo consciente de água e energia, cidadania ambiental, gestão de resíduos sólidos, preservação da fauna e das florestas e mudanças climáticas.
O programa inclui a formação de professores por meio de um curso de Educação a Distância (EaD) em Educação Ambiental, com certificação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e nota nove no mercado educacional. Os alunos recebem cadernos didáticos com atividades orientadas e desenvolvem ações práticas nas escolas.
As ações são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Referência de Minas Gerais, além de estarem integradas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Soluções sustentáveis
Para o diretor de Educação Ambiental da Semad e coordenador-geral do programa, Ricardo Cottini, a educação é fundamental para a construção de soluções sustentáveis. “Se queremos dias melhores, com pessoas capazes de enfrentar desafios e buscar soluções para a nossa relação com o planeta, precisamos investir em instrução e formação, começando pela escola”, afirma.
Já o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco, destaca que a educação ambiental permeia todos os processos de gestão ambiental. “O Programa busca, junto ao ensino formal, formar essa mentalidade desde cedo, contribuindo para a construção de adultos mais conscientes”, ressalta.
O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis tem conquistado reconhecimento nacional e internacional, sendo apresentado como referência para outros estados e como case de sucesso nas Conferências do Clima, COPs 29 e 30.
Prefeituras, consórcios e instituições de ensino privadas interessadas em aderir ao programa podem realizar a inscrição por meio do formulário disponível neste link.


