Abre alas para a saúde! Nesta sexta-feira (16/1), o programa Academia Carioca inicia seu tradicional circuito de bailes de Carnaval, provando que o bem-estar e o samba no pé desfilam juntos. Com 15 anos de história, o evento será realizado em todas as regiões da cidade, promovendo saúde pela alegria e pela dança. A estreia desta edição será na quadra da Acadêmicos de Santa Cruz, a partir das 16h, para os participantes do programa residentes dos bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.
A ação é voltada para os grupos de atividade física do programa Academia Carioca e seus familiares, todos referenciados nas unidades de Atenção Primária à Saúde, e convidados da comunidade. Encerrando a cerimônia de maneira apoteótica, a bateria da escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz fará uma apresentação. Para as demais regiões da cidade, as datas e os locais do evento serão divulgados em breve durante as aulas do programa nas clínicas da família e centros municipais de saúde.
Dos pequenos foliões aos veteranos do samba, o evento mistura públicos de diferentes idades e endereços, transformando a quadra num grande ponto de encontro e convivência. Toda a atividade é acompanhada pelos profissionais de Educação Física do programa Academia Carioca, garantindo um ambiente acolhedor, seguro e alinhado às boas práticas em saúde.
– O Carnaval é um período que convida naturalmente ao movimento, à alegria e ao encontro. Quando incorporamos essa energia às ações do programa Academia Carioca, conseguimos estimular o cuidado com a saúde física de forma mais leve, prazerosa e significativa, respeitando os ritmos e as vivências de cada pessoa – destacou a coordenadora do programa, Junia Cardoso.
Sobre o programa
Lançado em 2009, o programa Academia Carioca promove a prática regular de atividades físicas e educativas nas clínicas da família e nos centros municipais de saúde da cidade do Rio, atuando no estímulo à prevenção de doenças e na adoção de hábitos saudáveis. Pioneiro, o programa apresenta excelentes resultados para seus participantes, contribuindo para o controle da pressão arterial, a redução do peso corporal e, em muitos casos, a diminuição ou interrupção do uso de medicamentos.
Categoria:


