28 de janeiro de 2026
15:29
Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba executou, durante esta quarta-feira (28), uma força-tarefa de limpeza da Bacia 2 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha.
A intervenção ocorre periodicamente na retirada de matéria orgânica carreada pela correnteza dos córregos oriundos do RDC e auxiliar na manutenção do local, bem como evitar a proliferação de plantas que podem prejudicar a vida aquática, além de retomar o seu visual de origem.
O serviço foi executado por equipes de servidores da autarquia e empresa terceirizada. Na ação, foram mobilizadas três equipes, três caminhões para a retirada dos resíduos e uma embarcação de apoio para o alcance dos mangotes de sucção.
Sobre o RDC Água Vermelha
O RDC Água Vermelha é responsável pelo combate aos alagamentos, que antes ocorriam nos períodos de chuvas, sobretudo nos cruzamentos da Avenida Washington Luiz com a Rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, assim como com a Av. Comendador Pereira Inácio, e a Av. Barão de Tatuí com Rua Abrão de Mahuad.
O sistema é dividido em duas bacias, sendo a primeira, local da intervenção atual, com 12.750 m² de área, com capacidade para conter 31.875 m³ de água, nos arredores das avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha e Abraham Lincoln, e da Rua Padre José Carlos Simões.
No fim de 2020 e durante todo o ano de 2021, o Saae/Sorocaba também efetuou o desassoreamento desse “piscinão” e removeu 30 mil metros cúbicos (2.500 caminhões) de material na época. E, igualmente, no ano passado, contou com nova intervenção onde foram retirados cerca de 8 mil metros cúbicas de resíduos.
Esse dispositivo de contenção e drenagem de águas pluviais é complementado pela segunda bacia de contenção que integra o Parque Municipal “Romeu Pires Osório”, localizado no cruzamento da Avenida Marechal Dutra com a Rua Manaus.
O reservatório tem 29.900 m² de área e capacidade de armazenamento de 74.750 m³ de água. No primeiro semestre de 2024, a autarquia realizou o desassoreamento nessa área, com duas escavadeiras hidráulicas, sendo uma delas do tipo anfíbia (flutuante), e retirou mais de 10 mil metros cúbicos (714 caminhões) de resíduos.

