Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Após ação da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, Sudema multa empresa que poluiu Três Lagoas

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Atendendo a notificação da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) multou, nesta quarta-feira (4), a empresa responsável por poluir as Três Lagoas. No dia 28 de janeiro, técnicos da Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam notificaram a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Sudema, após constatar indícios de poluição ambiental em uma das lagoas que integram o Parque Três Lagoas. A ação foi realizada após denúncia de lançamento irregular de efluentes líquidos na área.

A multa, aplicada pela Sudema à empresa que provocou a poluição, repercute a ação da Prefeitura de João Pessoa. A penalidade é resultado direto das ações de fiscalização, vistorias técnicas e notificações realizadas pela Semam, que identificaram irregularidades e encaminharam os relatórios aos órgãos competentes.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, destacou a importância da participação da população, por meio dos canais de denúncia, para auxiliar na identificação de crimes ambientais e no fortalecimento das ações de fiscalização. “O nosso compromisso é com a preservação ambiental, o cumprimento da legislação e a melhoria da qualidade de vida da população da cidade”, ressaltou.

Impactos ambientais – As Três Lagoas vêm sofrendo com impactos ambientais provocados pelo lançamento irregular de efluentes, afetando a qualidade da água e o equilíbrio ambiental da área. A partir das denúncias e do trabalho de campo desenvolvido pela Divisão de Fiscalização da Semam, foi constatada a origem da poluição, o que possibilitou a adoção das medidas legais cabíveis por parte da Sudema, órgão estadual responsável pelo licenciamento e fiscalização dos empreendimentos.

De acordo com a Semam, a atuação integrada entre os órgãos ambientais é fundamental para garantir a responsabilização de quem degrada o meio ambiente e para assegurar a proteção dos recursos naturais e da saúde da população. A Secretaria reforça que continuará monitorando a área e adotando todas as providências necessárias para evitar novos danos ambientais.

Sair da versão mobile