Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Cícero Lucena lança pedra fundamental e autoriza licitação para construir a Maternidade Municipal Santa Maria

Está nascendo um novo equipamento de saúde para proporcionar, com agilidade, diagnóstico preciso e suporte contínuo às mães, bebês e famílias de João Pessoa. Nesta sexta-feira (6), o prefeito Cícero Lucena assinou termo que autoriza a licitação para a construção da Maternidade Municipal Santa Maria, no bairro do Bancários, numa parceria da Prefeitura com o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento de R$ 153 milhões.

A solenidade, que contou com presença de representante do Ministério da Saúde, os deputados federais Mersinho Lucena e Luiz Couto, também marcou ato de lançamento da pedra fundamental do equipamento, que será edificado em quatro pilares: tecnologia, conforto, acolhimento e sustentabilidade, com cuidado humanizado, numa área construída de 15.675,21m², sendo três grandes blocos integrados divididos em dois pavimentos com subsolo, térreo, 1º e 2º andar.

“Este é o momento de concretizar sonhos e cumprir um compromisso assumido em minha campanha eleitoral, no primeiro mandato desta gestão: reativar os serviços de maternidade na região Sul de João Pessoa. Estamos aqui, diante desta área, onde construiremos uma maternidade com a mais moderna estrutura e equipamentos, para atender não apenas a Zona Sul, mas toda a cidade de João Pessoa, considerando seu crescimento e desenvolvimento. Agradeço a parceria com o Governo Federal”, celebrou o prefeito.

Estrutura – A obra contará com espaço para atendimento de urgência obstétrica 24h; atendimento ambulatorial especializado; estrutura para exames laboratoriais e diagnóstico por imagem; Centro de Parto Normal e Centro Cirúrgico Obstétrico com suítes de pré-parto, parto e pós-parto individuais; área de deambulação e espaços totalmente preparados para o parto humanizado.

O segundo pavimento do prédio será projetado para abrigar as unidades mais complexas, assegurando assistência intensiva e intermediária para mãe e bebê por meio da UTI Neonatal, UTI Materna, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

Dia histórico – O vice-prefeito Leo Bezerra celebrou o evento, falando em momento especial de João Pessoa, que a partir da gestão ao lado do prefeito Cícero Lucena, indicada em 2021, a saúde da Capital vem superando desafios, desde a Covid-19 num primeiro momento para, em seguida, entregar equipamentos e serviços. “Minha gratidão e reconhecimento a cada colaborador da saúde municipal e a parceria com o Governo Federal, com a importância do apoio do presidente Lula, a quem agradecemos, pois cada projeto e programa que encaminhamos tem sido prontamente atendido”, expressou Leo Bezerra.

Números da parceria com o Governo Federal – Em João Pessoa, além da maternidade, foram entregues oito ambulâncias e está prevista a construção de uma policlínica, totalizando um investimento de mais de R$ 200 milhões, segundo informou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que representou o ministro Alexandre Padilha. “O presidente Lula afirmou que os anos de 2025 e 2026 serão de consolidação e entrega de resultados. Isso só é possível graças a um novo Governo Federal que valoriza a importância das políticas públicas e dos investimentos”, comentou o secretário nacional.

Acima do percentual – O deputado federal Mersinho Lucena aproveitou a ocasião para dizer que João Pessoa supera o investimento obrigatório na saúde previsto em lei. O parlamentar explicou que dessa forma, João Pessoa vem avançando na área com volume de obras e serviço endestacou alguns deles. “Embora a legislação estabeleça um mínimo de 15% a 20%, João Pessoa investe atualmente mais de 25%. Esse desempenho permite a expansão das unidades básicas, criação de novas estruturas como o Hospital Dia, além de melhorias na rede de saúde, incluindo o Hospital Santa Isabel, o Trauminha, o Hospital do Câncer e outras unidades”, detalhou.

Alta tecnologia e cuidado humanizado – A nova maternidade, segundo o secretário Municipal de Saúde Luis Ferreira, vai melhorar a qualidade do atendimento das mulheres, servindo, também, para desafogar o Instituto Cândida Vargas com tecnologia e suporte avançado. “Um equipamento com alta tecnologia, que vai começar já com a equipe totalmente treinada na humanização do atendimento. Nós queremos que as mulheres se sintam acolhidas, se sintam confortáveis, se sintam em casa para obviamente participar do momento mais feliz da vida delas que é a hora do nascimento do seu bebê”, afirmou Luis Ferreira.

Sair da versão mobile