Ícone do site O DIÁRIO DE BARRETOS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas garante a participação de artesãos no 21º Salão do Artesanato de Brasília

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash

Fonte de renda para mineiros de diversas regiões do estado, o artesanato de Minas Gerais tem conquistado cada vez mais espaço em grandes eventos nacionais. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), abre, a partir desta terça-feira (10/2), as inscrições para a participação de artesãos mineiros no 21º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras 2026, que será realizado em Brasília/DF entre os dias 1 e 5/4.

O Governo de Minas estará presente em duas áreas de atuação: uma área de 105 m², de aquisição direta da Sede-MG com apoio do Sebrae-MG, e outra de 50 m², adquirida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). 

Ao todo, o edital disponibiliza 19 vagas para artesãos individuais e/ou mestres artesãos, além de entidades representativas, como associações, cooperativas ou grupos produtivos, que poderão comercializar seus produtos durante a feira.

As inscrições seguem abertas até o dia 3/3 e devem ser realizadas por meio do Edital de Chamamento Público nº 01/2026, disponível no site da Sede-MG.

Conforme a Base Conceitual do PAB, poderão ser selecionados artesãos das seguintes categorias: arte popular, artesanato tradicional, artesanato de referência cultural, artesanato contemporâneo-conceitual, artesanato indígena e artesanato quilombola.

Salão do Artesanato em Brasília

Criado em Brasília, o Salão do Artesanato tem suas edições alternadas, desde 2021, entre a capital federal e São Paulo. O evento é considerado uma das principais vitrines do artesanato brasileiro, reunindo artistas de todas as regiões do país, além de se consolidar como uma importante oportunidade de geração de negócios, networking e valorização da cultura popular.

Para ampliar o acesso à cultura do artesanato brasileiro, a entrada será gratuita. Além da feira, a programação contará com oficinas de técnicas artesanais, apresentações culturais e exposição de peças de mestres artesãos reconhecidos nacionalmente.

 

Sair da versão mobile