Lucas Lemes
Secretaria de Governança
Com colaboração de Cláudio Ribeiro
A SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Novo Horizonte realizou nesta quarta-feira (1º) a Festa do Trabalhador. O evento gratuito ocorreu pela 44ª vez no bairro, na região leste de São José dos Campos.
Como de costume, a festividade se iniciou com a celebração de uma missa especial na Igreja Matriz Coração Eucarístico de Jesus.
Durante o dia, foram realizadas atividades recreativas e shows musicais na praça 1º de Maio. As brincadeiras para crianças e adolescentes tiveram a coordenação de monitores.
Tradição que começou em 1979, a distribuição da macarronada foi o principal momento da comemoração do Dia do Trabalhador. Por volta das 12h, o prato começou a ser servido ao público na Escola Estadual Dorival Monteiro.
Voluntários participaram de toda a preparação do alimento. A ação começou na noite da véspera, com o cozimento do macarrão, que depois foi armazenado em boxes térmicos para receber o molho na manhã seguinte, preservando a qualidade e o sabor na hora de ser levado à mesa.
De acordo com a SAB, organizadora do evento, foi produzido mais de uma tonelada de macarronada para servir a população.
Carinho. Voluntários preparam e distribuíram a macarronada /Foto: Adenir Britto
Tradição deliciosa
Maria das Graças Fernandes guarda a data com carinho e sempre chega bem cedo, em todas as edições do evento, para ser a primeira a saborear a tradicional macarronada de 1º de Maio.
“Cheguei aqui antes do dia amanhece. Saí da minha casa às 3 da manhã para pegar o ônibus. É um dia feliz de comemoração, de respeito aos trabalhadores e de se divertir também, comendo uma deliciosa macarronada. E a macarronada é boa mesmo. Vale a pena toda a minha espera para ser a primeira da fila.”
A aposentada Graça Alves, de 69 anos, moradora da região sul da cidade, participa há 25 anos da Festa do Trabalhador.
“Moro há 45 anos na região sul e fazem 25 anos que venho para o Novo Horizonte prestigiar a Festa do Trabalhador. Aqui é o encontro da cidade, onde revejo amigos e até gente de fora. Todo mundo querendo comer o famoso macarrão. É de graça, tem que aproveitar mesmo.”
De acordo com a SAB, organizadora do evento, foi produzido mais de uma tonelada de macarronada para servir a população.
Diversão. As crianças se esbaldaram com as brincadeiras / Foto: Adenir Britto
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança