A partir desta quinta-feira (16/5), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), promoverá reuniões abertas pela internet com o setor cultural para dialogar e debater soluções e questões pertinentes à elaboração do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar), da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab).
Os encontros promovidos pela Secult acontecerão sempre às 19h, no canal da pasta no Youtube, e contemplarão diversas expressões artísticas e áreas da cultura. A Pnab destinará R$ 160 milhões aos 853 municípios mineiros e começará a ser executada ainda neste ano.
Outra novidade é que a Secult abriu, nessa terça-feira (14/5), consulta pública simplificada para recolher sugestões, opiniões e preocupações a fim de aperfeiçoar mecanismos, editais e critérios gerais para a aplicação da Política Nacional Aldir Blanc.
Partes interessadas, cidadãos, fazedores e fazedoras da cultura podem preencher um formulário neste link. O objetivo é garantir a transparência, promover a participação democrática e ouvir as contribuições da comunidade.
A série de reuniões abertas on-line reflete o trabalho multidisciplinar e transversal que norteia as ações referentes aos mecanismos de fomento e conta com a participação da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade (SBMEC) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
Podem inscrever projetos em editais e receber recursos da Pnab trabalhadores e trabalhadoras da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, na difusão, na promoção, na preservação e na aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive o patrimônio cultural material e imaterial.
Confira abaixo a programação das reuniões abertas online sobre a Pnab:
Quinta-feira (16/5) – Abertura da série de encontros e reunião geral sobre o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (Paar)
Segunda-feira (20/5) – Cultura alimentar, gastronomia, artesanato e moda
Terça-feira (21/5) – Audiovisual, novas mídias, produção cultural e técnica
Quarta-feira (22/5) – Patrimônio imaterial, culturas populares e tradicionais, culturas indígenas e culturas afro–brasileiras
Quinta-feira (23/5) – Música, teatro, danças e circo
Sexta-feira (24/5) – Entidades sociais e culturais, museus, espaços de memória e acervos
Segunda-feira (27/5) – Design, artes visuais, literatura, livro, leitura e biblioteca
Terça-feira (28/5) – Pontos e pontões de cultura