Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Prefeitura participa de Dia S promovido pela Assomassul em Campo Grande – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande participou, nesta quarta-feira (16), do Dia S – Prefeitos pela Saúde, iniciativa promovida pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O evento foi realizado na sede da Assomasul, em Campo Grande, com o objetivo de fortalecer a gestão da saúde nos municípios e reforçar o compromisso dos prefeitos com a saúde pública.

A prefeita Adriane Lopes esteve presente na abertura do evento e integrou a mesa de autoridades. Em sua fala, destacou que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), mantém diálogo constante com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em busca de soluções estruturantes e imediatas para os desafios enfrentados pela rede pública municipal de saúde.

“A Capital vive um momento delicado, com sobrecarga nos atendimentos, agravada pela histórica falta de leitos hospitalares — uma demanda que, há mais de uma década, impacta diretamente os usuários do SUS em Campo Grande e nos demais municípios do Estado. Para enfrentar esse cenário, foi instituído um grupo de trabalho técnico, liderado pela Sesau e com o apoio do Dr. Maurício Simões, secretário da SES, que tem colaborado ativamente no desenvolvimento de alternativas viáveis. Entre as propostas em estudo, destaca-se a construção de um novo hospital, um projeto de grande complexidade, mas essencial para ampliar a capacidade de atendimento hospitalar”, destacou a prefeita.

Ainda segundo a chefe do Executivo Municipal, Campo Grande permanece em estado de emergência em saúde pública, em razão do aumento dos casos de doenças respiratórias. As equipes municipais atuam de forma integrada com o Governo do Estado para mitigar os impactos e garantir a assistência à população.

“Hoje, aqui, reforçamos o compromisso com o diálogo e a construção coletiva de soluções, envolvendo prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais lideranças da área da saúde. Atualmente, Campo Grande investe 36% de seu orçamento em saúde, percentual significativamente acima do mínimo constitucional. Ainda assim, os desafios permanecem, evidenciando a necessidade de fortalecer o pacto federativo e ampliar os repasses de recursos, sobretudo por parte da União”, finalizou.

Além desse iniciativa envolvendo a saúde dos municípios, a Assomasul também promove outros eventos e iniciativas, como a Copa Assomasul, um campeonato esportivo entre servidores municipais, e o Congresso dos Municípios de MS, que reúne gestores e técnicos para discutir temas relevantes para a gestão municipal. A entidade também oferece a Mentoria Assomasul, um programa de capacitação para servidores municipais.

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram o Dia S da Assomasul.