Phạm Trần Hoàn Thịnh via Unsplash
ENTRETENIMENTO

Prefeitura realiza formação com alunos trombonistas da Rede Municipal de Ensino

Mais de 100 alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa participaram, nesta sexta-feira (8), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, de mais um processo formativo chamado ‘Caravana Trombonista’. A formação é realizada pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Seção de Bandas, em parceria com a Associação de Trombonistas da Paraíba.

“Esse é um momento muito especial porque temos como convidado o professor doutor da UFPB, Alexandre Magno, que é uma sumidade em trombone. Nosso convidado toca, as crianças repetem e vão aprendendo, vão trocando informações. A música tem um papel muito importante na formação dos nossos alunos. A gente acompanha e vê que aquele aluno que está envolvido em outra atividade, ele desempenha e se envolve cada vez mais na aprendizagem”, afirmou a secretária executiva de Educação e Cultura, Luciana Dias.

O coordenador pedagógico da Associação de Trombonistas da Paraíba e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Alexandre Magno, deu dicas sobre os rudimentos do instrumento como controle de posição, como pegar no instrumento, postura, emissão de som e conceito sonoro.

“A nossa sociedade é um resultado do investimento das três divisões que nós temos da educação: ensino básico, ensino médio e ensino superior. Qualquer um desses três que não faz o que foi feito hoje, eu lá na Universidade vou sentir. Então, o que a prefeitura está fazendo, eu tenho tido retornos maravilhosos. Toda vez que eu converso com o diretor de Bandas da Secretaria, Rômulo [Albuquerque], sempre tem um sonho a mais, sempre tem uma coisinha a mais. É só alegria”, destacou.

Carlos Eduardo é aluno da Escola Municipal Ativa Integral Anísio Teixeira e toca trombone há 3 anos. Ele relatou a experiência desse momento. “Gostei bastante da apresentação dele como também dos bons ensinamentos. O professor me ajudou muito na articulação, nos movimentos de cada posição, de cada nota, na postura, posicionamento do instrumento. Agora é estudar e se dedicar cada vez mais”, relatou.

Quem também ficou orgulhoso desse momento foi o Rômulo Albuquerque, diretor da Seção de Bandas da Sedec. “Isso aqui representa um marco na educação, no ensino da música. Esses alunos são das bandas marciais e estudam realmente o trombone. E não para nisso aqui. Nós estamos tentando firmar uma parceria com a UFPB para que esses alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental possam participar de um curso de extensão na UFPB. É gratificante ver que os alunos estão engajados e interessados pela música e pelo instrumento trombone”, falou.