NOTÍCIAS

Rede de Cuidado e Proteção Social de João Pessoa está presente em todos os bairros e comunidades

João Pessoa dispõe de uma ampla Rede de Cuidado e Proteção Social, reconhecida inclusive pelo Governo Federal, que integra diversas ações para atender pessoas em situação de rua, idosos, crianças em vulnerabilidade social, famílias de baixa renda e trabalhadores que perderam emprego. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de João Pessoa (Sedhuc) e está presente em todos os bairros e comunidades da Capital.

A rede funciona de forma articulada, reunindo Centros de Referência de Assistência Social (Cras), responsáveis pela proteção básica; Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD); Centros Dia para Pessoa com Deficiência e Criança com Microcefalia; além dos Centros POP, voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua. A estrutura também inclui Casas de Acolhida, Casas de Passagem e o serviço Ruartes, especializado em abordagem social e reinserção comunitária.

Entre os programas que integram a rede, destaque para o Família Acolhedora, a Guarda Subsidiada e o de Proteção à Vida, iniciativas que reforçam a atenção às populações mais vulneráveis.

Cras – Com três níveis de proteção social – básica, média e de alta complexidade – a rede tem nos 14 Cras espalhados pela cidade a principal porta de entrada. Nesses equipamentos, a população encontra serviços como realização do Cadastro Único (CadÚnico), orientações sobre benefícios sociais, apoio à convivência familiar, encaminhamento em casos de violência doméstica e acesso a projetos comunitários. Dependendo da necessidade, as famílias e indivíduos são direcionados para outros serviços especializados.

O secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Diego Tavares, explica que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) desempenham um papel essencial na garantia de direitos e na promoção da cidadania, sendo a porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Temos 14 unidades, sendo uma de caráter volante, que oferecem acolhimento, escuta qualificada, orientação e encaminhamentos que contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, ressalta.

Diego Tavares acrescenta que além dos atendimentos individuais e familiares, os 14 Cras pertencentes à Rede de Cuidado e Proteção Social de João Pessoa desenvolvem atividades coletivas que estimulam a convivência comunitária, a autonomia e a inclusão social. “É por meio dos Cras que crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e suas famílias ingressam na rede. O objetivo é garantir o acesso a serviços, programas e benefícios assistenciais, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários”, acrescenta.

Para ter acesso ao endereço e contato dos Centros de Referência de Assistência Social, basta acessar o link.