NOTÍCIAS

Secretaria das Mulheres abre exposição em shopping para chamar a atenção da sociedade sobre a violência de gênero

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), abriu no Shopping Tambiá, nesta segunda-feira (24), a II Exposição “Por Elas: No Enfrentamento à Violência”. A mostra, instalada no segundo piso do centro de compras, integra a programação da campanha nacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e segue aberta ao público até o próximo domingo (30).

A secretária das Mulheres, Juliana Dantas, destacou a importância da iniciativa, que chega à sua segunda edição reforçando a conscientização sobre a violência psicológica, uma forma de agressão silenciosa, mas extremamente frequente entre as mulheres. “Essa exposição leva informação para muitas mulheres que passam por aqui. A violência psicológica é silenciosa, mas atinge milhares e, muitas vezes, vem acompanhada de outras agressões. As frases expostas sensibilizam, abrem diálogo e ajudam a romper o ciclo de violência”, afirmou.

Juliana relembrou que, na edição do ano passado, mais de 30 mulheres foram encaminhadas para serviços da rede de proteção. “Este ano, novamente, teremos um posto de atendimento aqui, oferecendo esclarecimentos e agendamentos para o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e para a Ronda Maria da Penha”, completou.

Os horários de visitação da exposição são das 9h às 17h, de terça a sábado, e das 13h às 17h, no domingo. Além do conteúdo expositivo, o espaço conta com um posto de atendimento especializado, funcionando diariamente das 9h às 17h, para acolhimento, orientações e encaminhamentos às mulheres que necessitarem de apoio.

Compromisso social – O superintendente do Shopping Tambiá, Marcos Lavogade, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura para ampliar a conscientização sobre o tema. “É uma satisfação receber pelo segundo ano essa exposição. Mesmo com tantos esforços, ainda vemos o crescimento dos casos de feminicídio na Paraíba. Contribuir para ações como essa é uma forma de ajudar a enfrentar um problema que afeta tantas mulheres. Nosso desejo é que, um dia, possamos eliminar essa realidade tão dura”, declarou.

Apoio às mulheres – A Ronda Maria da Penha, que integra a rede de proteção do Município, também participa da exposição. A coordenadora do programa, Ellen Marciel, destacou o impacto da ação em um espaço de grande circulação. “Trazer esse tema sensível para um ambiente público permite que muitas mulheres se reconheçam em situações de violência e busquem ajuda. É uma iniciativa valiosa e que certamente vai impactar e proteger muitas mulheres”, afirmou.

As mulheres vítimas de violência em João Pessoa contam com uma rede de apoio estruturada pela Prefeitura. Os serviços são:

Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB)

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 16h;

Endereço: Rua Afonso Campos, nº 111, Centro;

Contatos: (83) 98695-3549 (WhatsApp) e 0800 283 3883

Ronda Maria da Penha

Serviço realizado pela Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a SPPM e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB);

Público: mulheres que possuem medida protetiva de urgência e residem em João Pessoa;

Canais de denúncia:

180 – Central de Atendimento à Mulher;

190 – Polícia Militar;

197 – Polícia Civil;

153 – Ronda Maria da Penha.