Sorocaba

Município e Estado firmam Acordo de Interesse para requalificação total da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba no Centro – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, representada pela secretária do Gabinete Central (SGC), Samyra Toledo, se reuniu, na sexta-feira (23), no Paço Municipal, com representantes do Governo do Estado de São Paulo e da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), para tratar da área da antiga Estação Ferroviária, localizada no Centro, que há muitos anos encontra-se abandonada. Na ocasião, foi firmado Acordo de Interesse para requalificação total desse importante patrimônio histórico da cidade, bem como feita a solicitação da doação da área para o Município ao Governo Federal.

O encontro contou com a presença do subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sduh), José Police Neto, e da equipe da Agência Metropolitana de Sorocaba, representada pelo diretor executivo, Leodir Ribeiro, o diretor adjunto, Octávio Christófano, e a assessora técnica Sandra Lanças. Já, o Município de Sorocaba também esteve representado pela supervisora de eventos e projetos governamentais do Gabinete Central, Cassia Catore.

“A implantação desse projeto é uma das prioridades do prefeito Rodrigo Manga e um dos compromissos do governador Tarcísio de Freitas com a nossa cidade. Agradeço a toda a equipe extremamente qualificada por estar totalmente dedicada na implantação dessa iniciativa tão importante”, afirmou a secretária do Gabinete Central. A iniciativa vai transformar a área da antiga Estação Ferroviária em um importante polo de cultura, turismo e lazer, respeitando o patrimônio histórico na conservação dos galpões tombados, e ainda com investimentos, por meio de parceria público-privada, em programas habitacionais em outros espaços da área.

A Estação Ferroviária de Sorocaba será transformada, a partir do projeto do Trem Intercidades, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, a discussão com o Governo Federal para tanto está bem avançada. “A formalização para a conquista da área está bastante avançada. Os três órgãos – Governos Municipal, Estadual e Federal – serão os grandes responsáveis por caminharem, juntos, para o projeto sair”, disse.

Em fevereiro deste ano, o Governo de Estado anunciou a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), com investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado, nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação e desenvolvimento urbano. Entre os projetos autorizados, está a implantação do Trem Intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo.

O Governo do Estado já iniciou a fase de elaboração de estudos técnicos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, além dos modelos de negócio para a estruturação desses projetos. “O governador reconhece que Sorocaba e toda a Região Metropolitana empreendem um processo de desenvolvimento para o Estado e, mais do que isso, ele reconhece que a ligação entre São Paulo e Sorocaba, que historicamente se deu pela ferrovia, pode ser resgatada com o Trem Intercidades”, declarou o subsecretário.