NOTÍCIAS

Parque Manchester é alvo de ação integrada da Prefeitura para inibir furtos e casos de receptação – Noticias

Por: Luís Gustavo Adabro/Secom

A Prefeitura de Sorocaba realizou uma operação integrada no Parque Manchester, Zona Oeste da cidade, nesta quinta-feira (4). A ação, de cunho preventivo, teve o objetivo de inibir ocorrências de furto e de receptação, assim como remover materiais inservíveis abandonados em áreas públicas e realizar abordagens e propiciar apoio social às pessoas em situação de rua.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Gabinete Central (SGC) e contou também com a atuação de equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), programa “HumanizAção”, Setor de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), Serviço de Obras Sociais (SOS) e Cooperativa Brasileira de Egressos e de Familiares de Egressos (Coopereso).

Durante as ações do programa “HumanizAção”, quatro pessoas em situação de rua foram abordadas, sendo que uma delas aceitou acolhimento do SOS. “Realizamos essa ação integradas, com essas três pastas municipais, a fim de garantir a harmonia dos moradores do Parque Manchester, bem como a segurança e bem-estar dos mesmos. Durante as ações, foram recolhidos quatro toneladas de inservíveis como caixas, móveis usados, eletrodomésticos, roupas entre outros”, relata o secretário de Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia.

Durante as ações, cinco estabelecimentos foram fiscalizados, entre eles três bares, sendo que dois deles foram notificados por Falta de Alvará de Funcionamento e outro foi multado. Dois ferros-velhos também foram vistoriados e multados por falta de Licença para Funcionamento, além de notificados sobre a obstrução de calçada e exposição de mercadorias em área pública.

“As fiscalizações têm papel importante nestas ações, garantindo a regularização do comércio perante o Poder Público. Quando constatado que o estabelecimento possui irregularidades, ou seja, que algo não está de acordo com as Leis Municipal, o proprietário é notificado ou multado”, destacou o secretário da Seplan, Glauco Fogaça.

Na ocasião, a Guarda Civil Municipal realizou, por meio da “Operação Chassi”, duas autuações de veículos, sendo uma Moto Honda CG 125 e um Ford Escort, sendo esse último recolhido pela equipe “Aproveitamos a oportunidade da operação integrada e, com o apoio da GCM, também realizamos ações, a fim de coibir a ocorrência de qualquer tipo de irregularidade nos pontos visitados, garantindo a segurança e o bem-estar dos moradores da região do Jardim Zulmira adjacências”, ressaltou o secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro.

Os munícipes podem sempre acionar as forças de segurança, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (PM) ou, ainda, pelo site da Prefeitura (on-line), na Central de Atendimento ao Munícipe, 24h por dia, sete dias por semana: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

Em relação ao “HumanizAção”, a população pode colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. Os contatos são pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, também 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS, e (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *