A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) inaugurou uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no município de Sarzedo, nesta quinta-feira (2/5). Essa é a primeira UAI inaugurada por meio do programa UAI Compartilha na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma parceria entre a Seplag-MG e a Câmara Municipal de Sarzedo.
Minas Gerais passa a contar agora com 44 UAIs, e a unidade Sarzedo irá garantir que mais de 309 mil pessoas tenham acesso a serviços públicos em uma central de atendimento, beneficiando, além do próprio município, outras seis cidades vizinhas: Bonfim, Brumadinho, Ibirité, Mario Campos, Rio Manso e São Joaquim de Bicas. A expectativa é que sejam realizados aproximadamente 48 mil atendimentos por ano.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que as UAIs têm sido uma prioridade para o Governo de Minas. “Essas unidades levam cidadania para cada lugar onde são implantadas, tendo por diretriz básica o respeito ao cidadão. Elas facilitam o acesso aos serviços públicos, com comodidade e eficiência no atendimento”.
As UAIs reúnem em um mesmo local diversos serviços, como emissão de documentos, recuperação de acesso GOV.BR, recadastramento de servidores inativos e atestado de antecedentes criminais. Confira a lista completa de serviços.
“Essa UAI é um ganho enorme para a população. A unidade está em um lugar ideal, mais perto, vai ser muito bom não ter a necessidade de se deslocar daqui até outra cidade, no Barreiro, em Belo Horizonte, por exemplo”, diz Célia Regina Silva Alves Vieira, moradora de Sarzedo.
A vereadora Daniela Cristina Teixeira Salles, presidente da Câmara Municipal de Sarzedo, comemora a parceria com o Estado. “Essa UAI vai possibilitar uma economia de tempo e recurso financeiro aos cidadãos. Sarzedo avança significativamente, beneficiando diretamente a comunidade e é gratificante fazer parte deste processo”.
UAI Compartilha
O programa UAI Compartilha, lançado em 2019, já inaugurou UAIs em Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá, Cássia, Aeroporto de Confins, Ouro Verde de Minas e Felício dos Santos, na última sexta-feira (26/4).
A Seplag-MG possui convênios com outros 38 municípios para a implantação do programa, além de 19 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.